(Você precisa saber a verdade) Deus e todos os Santos

“No princípio, Deus” (Gênesis 1:1).

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com TODOS OS SANTOS” (Apocalipse 22:21).


Pedimos aos nossos leitores que prestem uma atenção muito especial ao fato de que a Bíblia começa com DEUS e termina com TODOS OS SANTOS. É um fato impressionante, um fato com grande emoção para todos aqueles a quem os propósitos e a graça de Deus de alguma contam, pois podemos ter certeza de que há uma intenção nisto, como há em toda parte do Livro que vive pelo sopro de Deus.

É claro que devemos pensar nos santos no sentido bíblico dessa palavra. A igreja romana tem seus santos, mas eles estão mortos há séculos, não tem santos vivos, entre os protestantes o termo normalmente é aplicado a pessoas de aparência séria, vidas imaculadas e fora do mundo, mas a Bíblia dá a todos que estão em Cristo. Jesus, para todos os filhos de Deus na Terra, que todos eles são santificados em Cristo Jesus e são chamados santos (1 Coríntios 1:2). A Bíblia então começa com Deus, e no final ela abraça todos os santos da Terra, não deixa um fora desse Pai de uma grande família, um verdadeiro pai, que ama e cuida de todos os seus filhos sem parcialidade, que garante que todos os seus filhos estejam seguros dentro de casa antes que Ele tranque a porta à noite, então o Espírito Santo não encerra a Palavra divina com uma família dividida, alguns dentro e outros fora, mas Ele envolve todos dentro do recinto sagrado e coloca esta grande benção sobre todos.

Ao nos debruçarmos sobre isso, cremos que não poderia ser de outra forma. Deus não tem preconceitos, não tem favoritos, todos os Seus filhos são igualmente preciosos para Ele. Garanti-los para Si mesmo era o Seu propósito desde o princípio. Antes que Ele fizesse os mundos pela palavra do Seus poder, Ele os escolheu em Cristo, e desde antes da criação da qual Gênesis 1 nos fala, Seu objetivo final era reunir todos eles, em Cristo seria a esfera na qual isso seria realizado. Muito tinha que ser feito antes que este grande propósito pudesse ser realizado, pois um grande inimigo mantinha um olhar incessante para verificar cada movimento que Deus fizesse para o Seu desejado propósito. Mas, passo a passo, o propósito de Deus prosseguiu, e ainda está marchando em direção ao Seu objetivo, e Seu triunfo soa nessas palavras finais de inspiração: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com TODOS OS SANTOS”. Somente um coração morto e alienado de Deus não acrescentaria um “Amém” fervoroso a essa bênção.

Mas não sem custo para Si mesmo, esta vitória de Deus emergiu; não poderia ter sido adquirida apenas pelo poder, os brilhantes desígnios de Deus brotaram do Seu coração de amor e Ele desejava possuir todos os Seus santos porque os amava e o amor devia sofrer. O maior princípio no universo moral é que o amor sofredor tem direito aos objetos pelos quais ele sofre, e perderemos a bem-aventurança de “DEUS E TODOS OS SANTOS” se negligenciarmos isso. Pense na interpretação que o Espírito Santo coloca sobre as palavras do sumo sacerdote em João 11. “Ora, ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que JESUS ​​DEVIA MORRER… PARA REUNIR EM UM CORPO OS FILHOS DE DEUS QUE ANDAVAM DISPERSOS”. Foi para este grande evento que as eras olharam para frente, não fosse isso Deus teria ficado sozinho – Pai, Filho e Espírito Santo – mas sem santos aglomerados nas cortes de luz derramando seu arrebatador louvor. Mas na cruz de Cristo temos o próprio coração da Bíblia. Deus – o Princípio, “todos os santos” – o fim e a cruz de Cristo entre eles. Sim, a cruz é o coração da Bíblia, batendo de amor, e se a lição tem que ser escrita claramente, a cruz não deve ser deixada de fora.

DEUS – A CRUZ – TODOS OS SANTOS. Essa é a ordem, e nela está resumida a maravilhosa e divina História. Todos os santos são levados ao coração de Deus pela cruz de Seu amado Filho. O amor abnegado e sofredor realizou o propósito de Deus. Quão maravilhosa é essa história! Todos os santos são a família de Deus, de outro ponto de vista eles são chamados de “TODO O REBANHO” – a igreja de Deus, e nos é dito que Ele o comprou “com Seu próprio sangue” (Atos 20:28).

Não é algo maravilhoso, o verdadeiro triunfo de Deus, que agora Ele pode falar de “todos os santos”; que eles estão aqui agora e neste mundo de que o diabo é príncipe e deus, e que eles serão atribulados? Deveríamos olhar para a consumação da obra da graça de Deus e falar de “todos os santos” em conexão com a grande reunião em casa, quando os perigos serão todos passados. Mas Deus os vê agora e fala deles aqui, e o Espírito Santo, que os ama com o mesmo amor com que Pai e Filho os amam, diz na última palavra inspirada por Deus: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos os santos”, e bendito seja Deus, essa graça é suficiente.

Não temos o desejo de estragar esses fatos abençoados por qualquer referência à nossa própria estreiteza de coração. É a verdade que nos libertará, e então seremos verdadeiramente livres; e a verdade é que a Bíblia começa com DEUS e termina com TODOS OS SANTOS.


JT Mawson

(este e todos os outros textos e materiais aqui publicados podem ser compartilhados a vontade)