Triângulo de Fogo

“A língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; um mundo de iniquidade” (Tiago 3:5-6).

Quando trabalhava no ramo de proteção contra incêndios, costumava apresentar seminários e demonstrações sobre prevenção e segurança contra incêndio. Uma coisa que sempre ensinava era o triângulo do fogo, ou as três coisas necessárias para criar um incêndio, a saber, oxigênio, calor e combustível. Ao combater um incêndio, você elimina um dos três elementos e o triângulo é quebrado e, como resultado, o fogo é extinto. Isso geralmente significa eliminar o oxigênio por abafamento ou o calor por resfriamento.

No entanto, quando se trata de comentários sobre a vida alheia que a língua incendeia, é o combustível que precisa ser removido. “Sem lenha, o fogo se apagará; e, não havendo maldizente, cessará a contenda” (Provérbios 26:20). Que possamos eliminar os incêndios de boatos e fofocas que causam tantos danos, aprendendo a segurar nossa língua… fazendo isso, removemos o combustível.

Baseado nos textos de Jim Hyland