Timóteo – Parte 2 – W. J. Prost

Lições da sua vida

Que lições especiais podemos aprender de sua vida e obra? Existem diversas que se destacam.

Um passado difícil

Em primeiro lugar, Timóteo teve que superar um passado difícil. Com pais de origens divergentes em raça e religião, ele poderia facilmente ter “deixado pra lá” por assim dizer, uma vez que seria possível não saber em que acreditar. Hoje é bastante comum, tanto incrédulos quanto crentes, culparem os fracassos e falhas de suas vidas por sua criação. Embora não possamos escolher nossa educação, Deus responsabiliza a todos nós pela forma como reagimos às Suas reivindicações, assim que chegamos a maturidade.

Não precisamos permitir que acontecimentos tristes em nosso passado obscureçam e distorçam nossas vidas; podemos ser vencedores, assim como Timóteo. O piedoso exemplo dado por sua mãe e sua avó valeu a pena e Timóteo tomou a decisão de aceitar a Cristo e viver para a Sua glória – um caminho que ele seguiu inabalavelmente. Nisso ele é um grande encorajamento e um exemplo para todos nós, especialmente para os jovens.

Caráter

Em segundo lugar, Timóteo era de natureza um tanto tímida e reservada. Paulo disse a Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade” (1 Timóteo 4:12). Quando Paulo pensou em enviá-lo a Corinto, ele lhes disse para “vede que esteja sem temor entre vós”, e “que ninguém o menospreze” (1 Coríntios 16:10-11). Não havia necessidade de Paulo dizer isso sobre Apolos; ele era de um caráter diferente – “um varão eloquente e poderoso nas Escrituras” (Atos 18:24). Mas eles poderiam ser propensos a desprezar e desdenhar de Timóteo, cujo porte físico e conduta eram mais reservados. No entanto, ele foi usado poderosamente pelo Senhor e Paulo o elogiou da maneira mais elevada.

Isso também é um encorajamento para nós, pois uma presença dominante e uma personalidade forte não são de modo algum necessárias nas coisas do Senhor, e, de fato, elas podem ser um obstáculo para a operação do Espírito de Deus no indivíduo. No caso de Timóteo, Deus escolheu usar um cujo caráter fosse mais reservado e quieto.

Limitações físicas

Terceiro, aparentemente Timóteo não era um homem robusto e saudável. Paulo poderia encorajá-lo a tomar “um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades” (1 Timóteo 5:23). Sem dúvida, essas enfermidades, assim como o espinho na carne de Paulo, às vezes eram uma dificuldade para Timóteo, mas teriam o efeito de mantê-lo mais dependente do Senhor. Estar na prisão com tais limitações físicas teria sido mais difícil, mas o Senhor evidentemente o preservou. Embora seja verdade que o Senhor conceda, como parte de um dom espiritual, um corpo adequado para usar esse dom, ainda que às vezes Ele permita enfermidades físicas que nos mantêm olhando para Ele para obter a força necessária para qualquer coisa que possamos ser chamados a fazer.

Deste modo, o Senhor é glorificado, pois é somente pela quebra do vaso que a luz brilha mais intensamente. Se “temos este tesouro em vasos de barro” (2 Coríntios 4:7), então Deus pode permitir que esse vaso seja quebrado, de modo que a luz resplendeça ainda mais. Um vaso saudável pode involuntariamente atrair para si mesmo, enquanto um vaso quebrado é mais apto a atrair para Cristo.

Quando vemos homens como Paulo e Timóteo tendo permissão para ter tais enfermidades físicas, podemos ser encorajados a buscar ajuda do Senhor e não usar tais limitações como uma desculpa para não usar nosso dom para o Senhor. Tanto Paulo como Timóteo foram poderosamente usados pelo Senhor, apesar das limitações físicas; em nossos dias, também podemos buscar a graça para superar tais obstáculos e, novamente, o Senhor recebe a glória.

Devoção Ininterrupta

Em quarto lugar, Timóteo continuou firme até o fim. Muitos outros estavam conectados com Paulo em seu caminho de serviço ao Senhor, mas alguns provaram não ser tão dignos de confiança e dedicados como poderiam parecer no princípio. João Marcos voltou no meio da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé (Atos 13:13), enquanto Demas, a quem Paulo uma vez chamou de cooperador, acabou por abandoná-lo, “amando o presente mundo” (2 Timóteo 4:10 – Brasil). Mais do que isso, quando Paulo escreveu sua epístola final para Timóteo e teve que dizer-lhe que “todos os que estão na Ásia me abandonaram” (2 Timóteo 1:15). Finalmente, quando Paulo foi chamado perante as autoridades romanas, ele teve que registrar que “Ninguém esteve ao meu lado na minha primeira defesa, pelo contrário todos me desampararam” (2 Timóteo 4:16). Mas Timóteo permaneceu fiel, junto com Lucas e alguns outros. Seu curso inabalável foi, sem dúvida, um grande incentivo, não apenas para Paulo, mas também para os outros.

No caminho de cada crente, a estabilidade e uma dedicação inabalável ao Senhor são de grande valor. Muitos começam bem no caminho, mas muitas vezes se parecem com o homem em Lucas 14:28, que pretende construir uma torre, mas não calcula a despesa. Então, quando ele não é capaz de terminar, “todos os que a virem, comecem a zombar dele” (Lucas 14:29). Ainda hoje é assim; o mundo zomba quando um crente falha em sua caminhada pelo Senhor e destrói seu testemunho.

No final da vida de Paulo, ele poderia dizer, entre outras coisas: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7). Timóteo também andou nos passos de Paulo, de modo que Paulo, ao chegar ao fim de seu curso, pudesse comprometer-se com o que estava em seu coração, com a certeza de que Timóteo continuaria a obra.

Enfrentando o fracasso

Finalmente, Timóteo foi chamado para enfrentar dificuldades que o testariam – dificuldades que foram ocasionadas pelo fracasso da igreja e a renúncia definitiva da doutrina de Paulo. Na primeira parte da vida de Timóteo, os acontecimentos sem dúvida transcorreram suavemente, com uma onda contínua de bênçãos, à medida que novos convertidos em grande número eram adicionados à igreja.

Que privilégio deve ter sido estar conectado com tudo isso e experimentar o frescor e o poder à medida que a obra do Senhor se expandia! Porém mais tarde, quando a decadência veio, Timóteo teria que lidar com uma situação diferente. A oposição pode muito bem vir de dentro da “grande casa” da cristandade, bem como do mundo. Mais cuidados seriam necessários para separar os vasos da desonra e proteger contra falsas doutrinas e práticas más. Alguns se afastariam da verdade e não suportariam a sã doutrina. Timóteo poderia muito bem ter recuado de tudo isso, especialmente em vista de seu caráter naturalmente contido e reservado. Mas Paulo confiava nele, e certamente o Senhor daria a graça necessária para atender a essas novas circunstâncias. Por essa razão, Paulo, depois de ter mencionado que “todos na Ásia” o haviam abandonado, diz a Timóteo que acima de tudo: “fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:1).

Então, novamente, é assim em nossos dias. Estamos nos “últimos dias” de 2 Timóteo 3 e temos que lidar com o crescente mundanismo e a renúncia da verdade. Além disso, se formos honestos, devemos admitir que estas tendências estão em nossos corações, sendo assim, que possamos nos manter próximos ao Senhor. Talvez seja por essa razão que Paulo encerrou 2 Timóteo com as palavras: “O Senhor Jesus seja com o teu espírito” (2 Timóteo 4:22). Podemos ter muito conhecimento, mas nestes últimos dias nosso espírito é o mais importante – um espírito de graça.

Com todo o fracasso ao nosso redor, é muito importante nos separarmos do mal e permanecer na verdade como Deus a deu no início. Mas tudo deve ser feito em espírito de graça.

W.J. Prost