Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 13

Tranquilizou

Então, Calebe tranquilizou o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. (Números 13:30-31). 

Que bom trabalho! Acalmar as pessoas, não agita-las, é mais necessário do que nunca nestes dias difíceis, chamado nas Escrituras de “tempos trabalhosos” (2 Timóteo 3:1). Somos tranquilizadores ou agitadores? Existe muito para agitar, inflamar e desencorajar o povo do Senhor hoje. Que possamos ser contados entre aqueles que procuram acalmar e encorajar.

Observe que o Calebe não se comprometeu. Ele era um homem íntegro e que possamos nunca querer ter amor e paz às custas da justiça e da verdade. A ordem é “segue a justiça, a fé, a caridade (amor) e a paz aqueles que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22). Calebe foi fiel, e não vacilou do que ele viu como a verdade, mas mesmo assim ele “tranquilizou o povo”. Existe uma maneira de ser fiel sem causar discórdia ou contenda. Existe uma maneira de admoestar os santos sem repreendê-los. Existe uma maneira de “derramar óleo” sobre as coisas, e evitar que nossos irmãos se sintam feridos ou ofendidos. Se levarmos nosso óleo espiritual, cheio do espírito gentil, amoroso e longânimo de fidelidade, seremos um Calebe moderno.

“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23).

Que triste contraste lemos dos outros dez espias, “nossos irmãos fizeram que se desanimasse nosso coração” (Deuteronômio 1:28). Eles não perceberam que trouxeram seu “relatório perverso” e instigaram a congregação, para que fosse colocado no registro eterno de Deus, que desanimaram o coração de seus irmãos. Quando surgem situações entre nossos irmãos, o que o Senhor escreve depois de nossos nomes? Ele pode anotar em Seu livro de recordação que “tranquilizamos o povo”?

Somos encorajadores ou somos desencorajadores?

Mais tarde, somos lembrados deste caso novamente, quando Calebe diz: “Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração do povo” (Josué 14:8). Que possamos edificar entre nossos irmãos, não derreter.

Fortaleça seus irmãos
Fortaleça seus irmãos todos os dias;
Edifique o povo de Deus, encoraje
Todo cansado, no caminho.

Satanás está ocupado
Satanás está ocupado todos os dias
Tentando enganar seus irmãos,
Desencorajando os santos no caminho. 

Sustente o cansado
Mãos que caíram hoje
Fortaleça os joelhos que estão tremendo
Aqueles pés saíram do caminho.

Nosso Deus é capaz
Nosso Deus é capaz, sempre:
Capaz e disposto a nos ajudar,
Nos encoraja no caminho.

Como já observamos no versículo de abertura desta seção, a fé afirma: “Prevaleceremos”. Medo e incredulidade: “Não poderemos”.