Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 1

Conquistador

Que você, querido santo, seja um conquistador

Um soldado para o Senhor

Que você seja, agora vencido pela fé,

Por Cristo, nossa grande recompensa

Dessa forma, ao encontrar o inimigo

Por meio Daquele que atende a cada necessidade

Encontre Nele um recurso seguro,

Para triunfar.

O conquistador que cada santo pode ser,

Somente pelo poder de Jesus,

E superar com vitória

Através de Cristo, a Pedra Viva:

Por Ele vivemos, por Ele nos movemos,

Nele, é tudo o que precisamos

Para encontrar o inimigo e vencer,

E no Seu poder seguir. 

Prefácio

O conteúdo deste livro pode ser resumido como aplicações práticas da vida de Calebe. Ele era um homem que confiava, permanecia e conquistava. Ele seguiu completamente ao Senhor, acreditou nas promessas de Deus e valorizou sua herança. De um escravo no Egito à um andarilho no deserto; de um espião corajoso e fiel a vencer o inimigo e tomar posse de sua herança na terra de Canaã, a história de Calebe é uma história de fé, visão e coragem. Ele trabalhou duro no Egito, atravessou o deserto de areias escaldantes e, por fim, habitou na exuberante região montanhosa de Judá. Ele viveu para ver as promessas de Deus cumpridas em sua própria vida, seu povo estabelecido na terra e uma tremenda bênção em sua família. Ele experimentou e conheceu a alegria da obediência e confiança em Deus, enquanto viu ao seu redor os tristes resultados da desobediência e incredulidade. Ele era um homem que, como é chamado nos dias de hoje, foi até o fim. Em outras palavras, ele possuía persistência e determinação; qualidades que foram canalizadas para a glória de Deus, ele apreciou e reteve a verdade e foi um de muita ajuda para as pessoas que cruzaram o seu caminho.

Calebe sempre foi um dos personagens bíblicos favoritos do escritor. Que, com a devida consideração sobre as observações e meditações deste livro, possa chegar ao coração do leitor e, mais do que isso, atrair suas afeições para Cristo, para que cada um de nós, como este querido escritor, possamos dizer no final de nossa jornada no deserto: “Eu segui totalmente ao Senhor meu Deus” (Josué 14:8).

Introdução

“Toda a Escritura divinamente inspirada é também útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça” (2 Timóteo 3:16).

As Escrituras não ensinam apenas por preceito e mandamento, por doutrina e ilustração, mas também por exemplos. A Palavra de Deus está cheia de histórias de homens e mulheres, jovens e pessoas de todas as idades e estilos de vida… pessoas reais que foram colocadas em todos os tipos de situações reais e que enfrentaram todos os tipos de obstáculos e dificuldades no caminho da fé e serviço.

Essas narrações são mais do que apenas histórias interessantes e fatos históricos. São muito mais que isso. Essas histórias estão registradas com muito cuidado por inspiração divina para nossa instrução e encorajamento, muitas vezes como um aviso e, certamente, para a correção e admoestação também.

Elas nos mostram como estes personagens agiram e reagiram; seja sabiamente ou imprudentemente; seja na dependência do Senhor ou em sua própria força. Elas nos ensinam a bem-aventurança da obediência e a loucura da desobediência, a alegria de seguir o Senhor e a triste colheita ao escolhermos seguir nosso próprio caminho. Precisamos nos familiarizar com esses relatos e, assim descobriremos que eram pessoas que enfrentaram os mesmos tipos de dificuldades e obstáculos que enfrentamos hoje, embora em contextos um pouco diferentes. A partir dessas histórias, aprendemos que nunca foi fácil viver para a glória de Deus e seguir ao Senhor em qualquer período da história.

Também aprendemos que é possível fazê-lo, não importa quão escuro seja o dia, a dificuldade das circunstâncias ou grande a oposição, porque temos Alguém que nunca muda. De fato, temos o mesmo Deus que Calebe e a todos os outros santos do Antigo Testamento tiveram, e temos uma porção ainda melhor em Cristo e a plenitude do Cristianismo.

Muitos desses relatos são breves e se concentram apenas em um determinado período ou aspecto da vida do “personagem”. Outros são mais detalhados e podem até relatar eventos que vão desde o nascimento até a morte. Quer nos falem muito ou pouco, o que está registrado pelo Espírito de Deus é para nosso aprendizado e proveito. “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4).

Uma dessas histórias mais instrutivas é a de Calebe. Repetidas vezes desfrutamos da narrativa desse fiel servo de Deus e da recomendação de Josué 14:14, que nos diz que “ele seguiu totalmente ao Senhor Deus de Israel”. Com isso em mente, examinaremos sua vida e as circunstâncias em torno de suas experiências, em oração para que cada leitor seja fortalecido e encorajado a seguir no caminho da fé e do serviço, por este personagem do Antigo Testamento, que, sem dúvida, se enquadra na categoria daqueles que são conhecidos como “tão grande nuvem de testemunhas” (Hebreus 12:1); e são indiscutivelmente lembrados no capítulo anterior daqueles que “pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões” (Hebreus 11:33).

Há pelo menos sete coisas que a fé faz! A fé…

• Crê no ina-“crê”-ditável. “É o caso de Abraão, que creu em Deus” (Gálatas 3:6).

• Vê o invisível. “Pela fé Moisés… ficou firme, como vendo Aquele que é invisível” (Hebreus 11:23,27).

• Avança para o impossível. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).

• Supera a angústia. “Clamo a ti, por estar abatido o meu coração. Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu…abrigar-me-ei no oculto das tuas asas. (Selá)” (Salmo 61:2, 4).

• Supera o intransponível. “Ele é o escudo de todos os que Nele confiam…Tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam. (2 Samuel 22:31, 49).

• Enfrenta o descomunal. “Os quais, pela fé… apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos” (Hebreus 11:33-34).

• Realiza o impensável. “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:20)

Estas sete coisas veremos que são exemplificadas na vida de Calebe.

Em seu comentário sobre Josué, H.A. Ironside expressou isso dizendo:
Ao contemplarmos este antigo registro, isso certamente deve agitar nossos corações e nos levar a agir como Calebe fez – na energia da fé tomando posse daquilo que Deus declarou que nos deu em Cristo. Nenhum inimigo pode resistir ao homem de Deus que avança no poder do Espírito e em obediência à Palavra. Assim foi a fé de Calebe e nisso ele é um exemplo para todos nós. Somos muito apegados a seguir o caminho de menor resistência, contentar-nos com aquilo que parece ser a coisa mais fácil, em vez de valentemente seguirmos por fé para nos apropriarmos do melhor que Deus tem para nós, não importando quais dificuldades pareçam tornar impossível para superarmos o inimigo e entrarmos e desfrutarmos de porção destinada para nós.

Relevância

“Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (1 Coríntios 10:11).

Não há dúvida quanto à importância e relevância de se assumir, não apenas uma porção do Antigo Testamento, mas algo da história das experiências dos filhos de Israel no deserto. Isto é confirmado pelo versículo acima. Nos versículos iniciais de 1 Coríntios 10, o apóstolo Paulo faz um resumo muito breve da jornada no deserto a respeito do fracasso dos israelitas, os caminhos governamentais de Deus com eles e Sua fidelidade apesar da infidelidade do povo. Então ele resume desta maneira, e nos diz porquê Deus nos deu tantos detalhes, e dedicou tantas páginas da Bíblia a esse assunto. Esta declaração de 1 Coríntios 10:11 nos confirma a importância de meditar e aprender com a história e as experiências de Calebe, cuja vida abrangeu toda a experiência de quarenta anos no deserto. Lembre-se, essas coisas são escritas para “aviso nosso”.

(Tradução em andamento)