Rico/Salvo do fogo

Rico

“Melhor é o prato de hortaliças onde há amor, do que o boi cevado e com ele o ódio” (Provérbios 15:17).

O homem natural deseja riqueza. Mas vamos colocar esse versículo na linguagem de hoje, escrito por um dos homens mais ricos que já viveu na Terra, ele disse: “É melhor comer salada e ter um lar amoroso do que comer o melhor filé e ter uma casa de ódio e infelicidade. Melhor é ser pobre com o Senhor do que rico sem ele”.

Existem muitos que comem bem e têm tudo o que o dinheiro pode comprar, mas são miseráveis por dentro. Felizmente, há muitos que estão felizes e desfrutando do Senhor, mas não têm nenhum dos luxos que muitos de nós temos. Em verdade, eles possuem uma vida rica.

Paulo adverte sobre o que acontece com muitos que colocam seu coração na riqueza deste mundo. Ele diz: “Pois o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, cobiçando-o, se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Timóteo 6:10). Muitas lágrimas são derramadas atrás das paredes das mansões e muitas mágoas e contendas são escondidas pelos portões dos palácios.

Salvo do fogo

A “palavra de Deus, viva” (1 Pedro 1:23).

Na Coreia do Sul, um fazendeiro comprou cópias dos evangelhos de Mateus e Lucas e as leu sem muito interesse. Um dia, quando ele estava trabalhando nos campos distantes do seu lar, sua casa pegou fogo e queimou até restar somente cinzas. Ao retornar, percebeu que tudo o havia na casa tinha sido destruído, exceto os dois evangelhos. Alguém os salvou das chamas sem realmente saber o que eram.

Isso causou uma profunda impressão neste agricultor. Ele leu os evangelhos novamente, agora com interesse. Então ele conversou com as pessoas na aldeia sobre eles. No começo, ele foi ridicularizado e evitado pelos vizinhos. Mas como ele sempre foi uma pessoa amigável e prestativa, depois de um tempo, eles começaram a ouvir, resultando em oitenta aldeões professando o Nome de Cristo como seu Senhor e Salvador.

Isso mostra mais uma vez que a Palavra de Deus possui seu próprio poder vivo. Quem lê com atenção pode talvez “ouvir” o que Deus tem a dizer, quem sabe “entender” sua mensagem e receber a bênção que ela contém. O Senhor disse: “as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida” (João 6:63).

Baseado nos escritos de Jim Hyland