Religião e Cristianismo

Alguém disse bem: “A religião quer que o homem faça algo para Deus; O cristianismo é Deus fazendo algo para o homem”. Saulo de Tarso era um homem religioso antes de ser salvo e se tornar o apóstolo Paulo.

No entanto, a Bíblia nos dá o verdadeiro significado da religião: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27). 

Quão religioso somos… quero dizer, no verdadeiro sentido deste versículo? Existem todos os tipos de falsas religiões no mundo. Que possamos mostrar ao mundo a religião verdadeira e bíblica ao longo de nossa vida.

O evangelista Charles Spurgeon disse certa vez: “Eu não daria muito por sua religião a menos que ela possa ser vista. Lâmpadas não falam;  brilham… Então, deixe suas ações brilharem sua religião. Deixe que o principal sermão da sua vida seja ilustrado por toda a sua conduta”.

Mudança de local

Talvez alguns leitores estejam mudando ou saindo de casa por conta de trabalho temporário, ou talvez até mesmo fazendo uma mudança permanente e indo para um ambiente que não é o que estava acostumado. Nesse caso, considere a história da garota que foi levada para a Síria nos dias do profeta Eliseu.

“E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora…  ”(2 Reis 5:2-3). Essa israelita nos fornece um belo exemplo de como podemos nos comportar se as circunstâncias nos levarem para longe de casa, amigos e influências cristãs. Cercada por idólatras, tendo pouco conhecimento (uma menina) e sem acesso à Palavra escrita de Deus, ela deu seu testemunho por sua caminhada e conduta consistentes. Que nossa fé também possa ser vista antes de falarmos!

Então, quando a ocasião chegou, ela não hesitou em falar de Deus, mesmo no palácio de Naamã. Suas palavras foram tão sinceras, claras e cheias de convicção que ela conseguiu convencer seu senhor. Guiados pelo Deus vivo, nós também seremos capazes de falar com sabedoria e convicção para que haja resultados eternos.

Baseado nos escritos de Jim Hyland