O dia do julgamento


P. Você poderia explicar o que são as “maçãs de ouro” e as “figuras de prata” de Provérbios 25:11?

R. Vamos primeiro ver o contexto, que é sempre muito importante. “Uma palavra apropriada é como maçãs de ouro em figura de prata” (Provérbios 25:11).
Observe que o versículo tem a ver com o que dizemos. Maçãs tipificam frutas, e o ouro é frequentemente uma figura da justiça divina. Uma imagem é algo que conta uma história ou transmite uma certa mensagem. A prata é normalmente um símbolo de redenção.
Assim, pelo menos uma lição que aprendemos deste provérbio de Salomão é que nossas palavras, pronunciadas no tempo certo e no caminho certo, produzirão fruto divino, para a salvação e bênção daquele que ouve essas palavras.
Fruto para Deus em nossa vida cristã é o resultado do Espírito Santo em nós, e quando é mostrado na bela imagem da redenção, por nossas palavras e conversação, é realmente uma coisa maravilhosa, pela qual os outros podem ver aquilo que é verdade de todo crente em Cristo. “Em quem temos a redenção” (Efésios 1:7). “Nos tornou justiça de Deus nEle” (2 Coríntios 5:21).

O dia do julgamento

E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir? (Apocalipse 6:15-17).
Riquezas, e o que pode parecer investimentos sólidos, não serão lucrativos naquele terrível dia de julgamento! Prata, ouro ou pedras preciosas não livrará ninguém. Trapos de justiça própria também não. “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou” (Tito 3:5). A posição social e a distinção de classe não servirão. Os grandes e os poderosos, os ricos, os pobres e miseráveis cairão.
Quem então não entrará no dia do juízo? Apenas aqueles que foram lavados da sua culpa – do pecado – no precioso sangue do Cordeiro. Somente aqueles que podem dizer: “Aquele que nos ama e nos lavou dos nossos pecados com o seu próprio sangue” (Apocalipse 1:5).

Baseado nos escritos de Jim Hyland