“A mulher que Tu me deste”, “Os homens que Tu me deste” – (Gênesis 3:12, João 17: 6)

Quão grande é o contraste entre o primeiro e o segundo homem, entre Adão e Cristo. Para Adão, Deus deu uma ajudadora para ser sua companheira e alegria no lugar de domínio em que Deus o colocou.
E como era sua responsabilidade guardar a terra para Deus, assim também era sua responsabilidade, e deveria ter sido contada como seu principal dever e alegria, guardar/manter/preservar a mulher também de todo mal, pois ela estava mais perto dele e para ele do que todos abaixo dele, uma vez que ela foi tirada dele e dada a ele por Deus.

Mas ele não conseguiu guarda-la. Ele evidentemente lhe dera a palavra de Deus sobre as árvores do jardim, mas ele não a sustentou na hora da provação, nem a preservou do sutil tentador; e quando ela caiu, ele não fez nenhuma tentativa de resgatá-la, mas a seguiu com os olhos abertos para o lugar de desobediência a Deus e oposição à Sua palavra. Por isso, “por um homem entrou o pecado no mundo”. E quando ele foi confrontado por Deus pela sua traição e pecado, seu coração agora pecaminoso e egoísta lançou a culpa de toda a ruína sobre a mulher e sobre Deus, cujo presente para ele ela era.

Então Cristo veio, e a Ele foram dados homens, que deveriam formar o núcleo de Sua igreja, que era para ser Sua ajuda quando a Ele for dado o Seu lugar de domínio universal. Ele os achou caídos e ignorantes, mas deu a eles a palavra de Seu Pai, e assim iluminou suas trevas e os trouxe para uma nova vida, e os ensinou tão gentilmente e pacientemente que quando o teste veio a eles sobre se iriam se juntar a multidão ou segui-Lo, escolheram segui-Lo. “Guardaram Tua palavra”, disse o Senhor deles.

Mas como foi que eles fizeram isso? O segredo é revelado nas palavras do Senhor Jesus logo adiante: “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu” ( João 17:12). Foi o Seu amor, Seu poder e Sua graça que os impediu de serem seduzidos por um inimigo sutil. Mas tudo de que Ele falou envolveu-O na morte, pois Ele encontrou os Seus onde o pecado os havia deixado, sob o juízo da morte, e Ele teve que suportar esse juízo para libertá-los dela. A pena total caiu sobre Ele, e aqueles discípulos, e todos os que creem em Jesus desde então, são mantidos/guardados/preservados por Ele. Ele lhes dá a vida eterna, e ninguém os arrancará da Sua mão. E logo chegará aquele dia da Sua glória quando todos os que foram dados a Ele do mundo serão apresentados por Ele, irrepreensíveis, com grande alegria, perante a sua glória (Judas 24). Que contraste isso com Adão que, como um parceiro disposto na transgressão de sua esposa, permaneceu miserável e com medo diante de Deus, lançando a culpa sobre aquela que ele deveria ter guardado/mantido.

Todos aqueles, guardados/mantidos pelo Senhor Jesus, formarão a Sua igreja que Ele a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Efésios 5:25-27 ). Então, todos nós estaremos além do alcance do mal e da tentação, e Seu trabalho de amor e constante preocupação por nós a este respeito, Ele descansará em Seu amor, e nós estaremos com Ele, a evidência eterna de um amor que se entregou por nós e do cuidado incessante que nos manteve.

JTM