4 cavalos de Apocalipse 6

Apocalipse 6 fala de quatro cavalos em vez de sete. Por que há apenas quatro, já que sete é um número frequentemente utilizado em Apocalipse?

Enquanto sete é o número perfeito de Deus, quatro é o número universal de Deus, particularmente ligado a criação e a terra. É usado muitas vezes no livro do Apocalipse. Por exemplo, “quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra” (Apocalipse 7: 1).
O símbolo do cavalo normalmente é utilizado em conexão com Deus realizando Seus propósitos na terra, seja em julgamento ou em bênção. O profeta Zacarias foi informado a respeito dos cavalos que ele viu em sua visão, no capítulo 1:8: “Estes são os que o SENHOR tem enviado para andarem pela terra” (Zacarias 1:10). Os quatro cavalos em Apocalipse 6 representam poderes ou forças na terra, e os cavaleiros, aqueles que os controlam, como os poderes governamentais e seus líderes. Eles são o que Deus usa, a que frequentemente nos referimos como juízos providenciais. Há quatro deles, mostrando que os julgamentos serão universais, globais, em  todo o mundo.

Qual o significado das cores dos quatro cavalos no capítulo seis de Apocalipse?

“Um cavalo branco” (versículo 2).
O cavalo branco simboliza um julgamento envolvendo conquista e vitória para o cavaleiro. Mais tarde, em Apocalipse, quando o Senhor vem para reinar, lemos: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Apocalipse 19:11).

“E saiu outro cavalo, vermelho” (versículo 4).
Com a vinda deste cavalo, a paz é retirada da terra, haverá matança e guerra. O cavalo vermelho, fala de derramamento de sangue, este é o resultado do cavalo branco e seu cavaleiro.

“E eis um cavalo negro” (versículo 5).
Este cavalo representa luto, fome e medo. Como resultado da guerra e derramamento de sangue, haverá escassez e falta de alimento, as massas serão privadas das coisas necessárias a vida.

“Eis um cavalo amarelo” (versículo 8). O cavalo amarelo tem o nome da morte estampado no cavaleiro. Significa que a peste seguirá a fome. O inferno (hades) o segue engolindo suas vítimas.

Que terríveis juízos estão chegando neste mundo!

Essa sentença foi dada na cruz, estamos vivendo no tempo entre ela e a sua execução. A maior declaração de guerra do homem contra Deus de toda a história foi pregar Seu Filho no madeiro e derramar o Seu sangue nessa terra. Deus respondeu com amor e graça jamais imaginado ou conhecido, Ele deixou uma porta aberta para passar para o Seu lado antes de aplicar o juízo determinado. Na cruz, Jesus orou por todos: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Talvez, por essa oração ainda estamos aqui, talvez, por essa oração, este juízo está há mais de 2000 anos suspenso.

Creia em Jesus e será salvo.

Baseado nos textos de Jim Hyland