Zaqueu

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.” (Lucas 19:8).

Zaqueu era um cobrador de impostos dos romanos, e esses homens eram odiados por todos que tinham que pagar impostos. Para facilitar a vida deles, o Império Romano frequentemente contratava homens como Zaqueu para fazer esse trabalho, e eles declaravam quanto dinheiro queriam de um determinado grupo de pessoas. O cobrador de impostos tinha permissão para cobrar mais do que isso, e o extra era seu pagamento pelo trabalho. Como você pode imaginar, muitos dos cobradores de impostos eram gananciosos e cobravam muito mais dos outros, de modo que eles se tornavam ricos. A Bíblia nos diz que Zaqueu era um homem rico, pois provavelmente já havia feito isso em algum momento no passado.

Mas agora o Senhor estava trabalhando em seu coração. Ele queria ver o Senhor Jesus e estava disposto a subir em uma árvore para vê-Lo. Além disso, ele havia começado a ser cuidadoso com o quanto arrecadava e, se cometesse um erro e pegasse demais, devolvia à pessoa quatro vezes mais do que havia pegado. Também, ele começou a doar parte de suas riquezas, e a Bíblia nos diz que ele doou metade de seu dinheiro aos pobres. Ele fazia isso antes mesmo de conhecer o Senhor Jesus, pois Deus havia começado uma obra em seu coração.

Vemos algo mais importante aqui em Zaqueu. Ele estava verdadeiramente arrependido de seus pecados, e houve uma mudança em sua vida. Às vezes, as pessoas fingem se arrepender de seus pecados e dizem: “Sinto muito”, mas é claro que não estão realmente muito arrependidas. No momento em que escrevo isto, a pandemia de Covid continua em curso. Alguns funcionários do governo estão criando regras rígidas para as pessoas seguirem, mas depois descobrimos que os governantes quebraram suas próprias regras! Quando são descobertos, geralmente dizem: “Peço desculpas; eu não estava pensando direito naquele dia”. Isso não é arrependimento verdadeiro; é apenas uma desculpa depois de ser pego. Mas o verdadeiro arrependimento é quando vemos nosso pecado aos olhos de Deus, e então há uma mudança em nossa vida.

Bill Prost