Vence o mal com o bem

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21).

Este é um versículo muito importante. É bom aprender a lição que ele ensina desde cedo. Em Romanos capítulo 12, Paulo está dando muitas instruções boas aos crentes, sobre como se comportar em suas vidas cristãs, seja nas relações com o mundo, ou com outros crentes. Finalmente, ele resume tudo em nosso versículo para hoje, e notamos que o versículo tem duas partes. Não devemos ser vencidos pelo mal, mas devemos vencer o mal com o bem.

É muito fácil neste mundo para nós, como cristãos, sermos vencidos pelo mal. Pedro, um dos discípulos mais valorizados do Senhor Jesus, descobriu isso. Ele estava muito confiante em sua própria capacidade de ser fiel ao Senhor, mas quando entrou na companhia deste mundo, ele logo negou conhecer o Senhor Jesus. Quando alguém disse, pela terceira vez, que Pedro estava com o Senhor Jesus, ele até começou a xingar e a jurar. Se Pedro não tivesse sido tão confiante em si mesmo, ele teria confiado mais na força do Senhor, e ele não teria negado seu Senhor.

Mas a outra metade do versículo também é importante. Não basta apenas evitar fazer o que é errado. Também devemos fazer o que é certo, e então venceremos o mal com o bem. Quando o Senhor Jesus estava sendo crucificado, ele não reclamou nem disse nada aos soldados que estavam fazendo isso. Ele não os ameaçou quando zombaram dele, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça ou quando o açoitaram. Em vez disso, ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Ele não foi vencido pelo mal, mas venceu o mal com o bem.

O Senhor quer que façamos o mesmo. Não precisamos ser derrotados pelo mal neste mundo, pois o Senhor quer nos ajudar a obter a vitória. Mas Ele também quer que sigamos Seu exemplo em vencer o mal com o bem.

Bill Prost