Uma Caveira

“E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram” (João 19:17-18).

Em três dos quatro evangelhos (Mateus, Marcos e João), somos informados que Gólgota significa “o lugar chamado Caveira”. Embora isso sem dúvida descreva a aparência do lugar onde Jesus foi crucificado, há um significado mais profundo para o significado do Gólgota, que é o Calvário.

Uma caveira é a cabeça vazia de alguém que está morto. Isso tipifica o homem em seu estado natural. “Mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1), e “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las” (1 Coríntios 2:14). Em outras palavras, este foi o auge do intelecto do homem… para crucificar o Filho de Deus. No entanto, eles não sabiam que esta seria a verdadeira fonte de salvação e bênção para o homem. “A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória” (1 Coríntios 2:8).

Hoje, nós, como crentes, nos regozijamos porque, por meio daquela obra poderosa no Gólgota, temos “a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:14).

Jim Hyland