“Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus… Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.” (1 Reis 18:37-38).
Se você ler a história toda neste capítulo, verá que o Senhor enviou Elias para encontrar Acabe, que era o rei. Acabe deveria chamar todos os profetas do falso deus Baal para o Monte Carmelo, e então Elias fez uma proposta a eles. Os profetas de Baal deveriam pegar um novilho (um boi de pouca idade), matá-lo e colocá-lo no altar. Elias pegaria outro novilho, matá-lo e colocá-lo no altar do Senhor. Então os profetas de Baal clamariam a ele, e Elias clamaria ao Senhor. Aquele que respondesse pelo fogo, para queimar o sacrifício, seria o verdadeiro Deus.
Os profetas de Baal choraram o dia todo, mas nada aconteceu. Imagine, 450 homens chorando o dia todo, o mais alto que podiam! Nenhum fogo desceu para queimar seu sacrifício. Finalmente, à noite, Elias colocou seu novilho e despejou barris de água no altar, apenas para que ninguém pudesse acusá-lo de esconder fogo sob a lenha. Quando Elias clamou ao Senhor, o Senhor enviou fogo que queimou tudo — o sacrifício, a lenha, as pedras e a água. Você e eu nunca vimos fogo que queimasse pedras e água!
Sim, o Senhor deixou claro quem era o verdadeiro Deus, e o povo ficou convencido. Naquele dia, eles mataram todos os profetas de Baal. Mas isso impediu Acabe de agir perversamente diante de Deus? Não, infelizmente não. Isso impediu o povo de Israel de adorar ídolos? Infelizmente não. O povo ficou convencido ao ver o poder de Deus, mas seus corações não foram mudados. Foi preciso mais do que um milagre para mudar seus corações.
Bill Prost