
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo…” (2 Coríntios 5:10).
No versículo de ontem, menciona-se uma recompensa por ajudar — “alcançareis a incorruptível coroa da glória”. As recompensas serão entregues no que a Bíblia chama de “tribunal de Cristo”. Como vemos no versículo de hoje, todos nós estaremos lá. Mas como isso pode acontecer, se todos os nossos pecados já foram lavados pelo sangue de Cristo?
A maioria de vocês sabe que existem dois tipos de julgamento neste mundo. Há o julgamento que ocorre em um tribunal, onde alguém é acusado de ter cometido um crime. O juiz ouve as evidências e, se o acusado for condenado pelo crime, decidirá sobre uma punição; talvez uma multa ou até mesmo algum tempo na prisão. Este é o tipo de julgamento que aqueles que não são salvos terão que experimentar quando estiverem diante de Deus. (O termo “tribunal de Cristo” também pode se referir a este julgamento dos não salvos. É por isso que 2 Coríntios 5:11 diz: “sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé”.) Naquele momento terrível, todos os incrédulos serão enviados para o inferno por seus pecados.
Mas há outro tipo de julgamento neste mundo, como o que vemos numa feira de outono ou num recital de piano. Nesse cenário, o juiz não manda ninguém para a cadeia nem impõe uma multa. Em vez disso, o juiz decide sobre os melhores produtos agrícolas, os melhores animais de fazenda ou o melhor pianista. Em seguida, recompensas são distribuídas para aqueles que se destacam. Este é o tipo de julgamento que acontecerá para os crentes no tribunal de Cristo.
Isso acontecerá depois que o Senhor vier nos buscar, quando estivermos lá no céu. O Senhor revisará nossas vidas e recompensará o que foi feito por Ele. O que não foi para Ele será queimado. Mais do que isso, perceberemos pela primeira vez quão grande foi o fardo do pecado que o Senhor Jesus carregou por nós. Sabemos que cometemos muitos pecados, mas certamente todos nós também nos esquecemos de muitos deles. Mas, no tribunal de Cristo, veremos quantos pecados cometemos e que todos eles foram perdoados. Tudo isso só nos fará querer louvar ainda mais o Senhor Jesus por tudo o que Ele fez por nós.
“Quando eu estiver com Cristo na glória,
Olhando para a história consumada da vida;
Então, Senhor, saberei completamente,
Somente então, o quanto devo.”
Bill Prost
