“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13).
Ontem mencionamos a guerra cristã, e como ela não consiste em luta física real, mas sim em uma batalha espiritual. A Palavra de Deus explica isso, pois diz: “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12). Palavras como “principados e potestades” podem parecer difíceis de entender, mas neste versículo elas se referem aos demônios de Satanás, que estão sempre tentando controlar nossas mentes e nos levar para a escuridão deste mundo. A Bíblia nos diz que Satanás é o deus e príncipe deste mundo, e ele quer nos ter sob seu controle. Se formos verdadeiramente salvos, ele sabe que não pode tirar nossa salvação, mas quer nos arrastar para o nível deste mundo. Ele tem muitos demônios, e eles estão sempre à espreita para tentar estragar nossa alegria no Senhor. Não podemos vê-los, pois eles não são visíveis aos nossos olhos, mas eles estão por ai. É por isso que a Bíblia chama Satanás de “príncipe das potestades do ar” (Efésios 2:2).
Então realmente precisamos da armadura de Deus! Antes dos dias de armas, e coisas como mísseis, bombas, drones e outras armas modernas, os soldados que saíam para a batalha usavam armaduras para se proteger do inimigo. Eles podiam ser atingidos por uma flecha, ou uma clava, ou alguém podia atacá-los com uma espada, ou uma lança. Você vai se lembrar que quando Davi saiu para lutar com Golias, Golias tinha armadura para se proteger. Mas Golias não era páreo para Davi com sua funda, pois Davi o atingiu bem onde ele não estava protegido.
Nos versículos que seguem o que temos diante de nós hoje, temos uma descrição da armadura cristã. Leia sobre as várias partes dessa armadura em Efésios 6:14-18. Há sete partes na armadura, e é importante vestir todas elas, pois nunca sabemos onde Satanás atacará. Se estiver faltando uma parte dela, ele notará e nos atacará onde não estamos protegidos. Mas se vestirmos toda a armadura de Deus, estaremos totalmente protegidos.
Percebemos que a oração é a última parte da armadura que é mencionada, pois mesmo com toda a armadura de Deus sobre nós, precisamos depender do Senhor. A armadura é muito importante, mas ainda precisamos da Sua ajuda.
Bill Prost