Suportar o jugo

“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.” (Lamentações 3:26-27).

O livro de Lamentações é um livro bastante triste, pois o próprio nome do livro nos diz do que se trata. Lamentar sobre algo é ficar triste sobre isso, e talvez chorar sobre isso. Foi escrito pelo profeta Jeremias, e nele ele expressa toda a infelicidade que sentiu com a condição de seu povo Israel, quando eles foram levados ao cativeiro como resultado de seus pecados. No entanto, há algum encorajamento nele, e alguns bons conselhos. No versículo 25 do nosso capítulo, somos lembrados de que “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele”, e mais tarde, no versículo 31, lemos que “o Senhor não rejeitará para sempre”. Em todo o Seu julgamento, o Senhor se lembra da misericórdia.

Nos versículos que estamos lendo hoje, temos bons conselhos para aqueles que têm problemas em suas vidas. Primeiro de tudo, devemos aceitá-los do Senhor e confiar que o Senhor nos ajudará a passar por eles. Especialmente quando somos jovens, às vezes temos pressa para que as coisas aconteçam e não estamos dispostos a esperar pelo Senhor. (Eu era assim com frequência quando era jovem!) Mas o Senhor nem sempre age no nosso tempo; devemos esperar pelo Seu tempo.

Mais do que isso, lemos em nosso segundo versículo de hoje que é bom para o homem suportar o jugo em sua juventude. O que isso significa? Um jugo era usado para permitir que uma junta de bois puxasse um arado ou outro implemento agrícola, e é claro que nenhum boi jovem queria ser introduzido ao trabalho em um jugo. Isso significava que ele tinha que permanecer conectado àquele arado e puxar firmemente. Mas se ele fosse introduzido a isso quando jovem, ele se acostumaria e seria capaz de fazê-lo por toda a sua vida.

É assim para nós também. A vida é difícil neste mundo, pois o pecado nos impôs trabalho duro e trouxe problemas ao mundo que não existiam no Jardim do Éden. No entanto, se nos acostumarmos a trabalhar quando somos jovens, seremos capazes de trabalhar bem durante toda a nossa vida. Aqueles que nunca tiveram que trabalhar quando eram jovens estão em real desvantagem, pois à medida que crescem, eles se ressentem da autoridade e tendem a desistir se lhes pedem para fazer algum trabalho de verdade. Espero que todos vocês aprendam a “suportar o jugo” na juventude.

Bill Prost