Substituto

“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho” (Gênesis 22:13).

Você deve se lembrar que Deus pediu que a Abraão oferecesse seu filho Isaque como holocausto. Abraão estava preparado para fazer isso, pois sabia que o Senhor poderia ressuscitar Isaque dentre os mortos, se necessário. Mas no último minuto o Senhor deteve Abraão e disse-lhe para não oferecer o seu filho. Havia um carneiro na mesma montanha, preso pelos chifres em um matagal, e Abraão pôde oferecer o carneiro em vez de Isaque.

Isaque é para nós uma figura do Senhor Jesus, que como Filho de Deus, foi oferecido pelos nossos pecados. Mas não houve substituto para o Senhor Jesus; nenhum carneiro poderia tomar o Seu lugar. Não, o sangue de um animal não serviria; o Senhor Jesus teve que suportar a penalidade pelo pecado. O Monte Moriá, onde tudo isto aconteceu, foi onde o templo de Salomão foi finalmente construído, e não muito longe de onde o Senhor Jesus foi crucificado.

Bill Prost