“Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade” (Lamentações 3:27).
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29).
Não vemos muito os jugos nos países ocidentais hoje, pois a maior parte do trabalho agrícola agora é feito com tratores. No entanto, em muitas partes do mundo, os bois ainda são usados para puxar arados, carroças e outros equipamentos. Frequentemente, esses jugos são duplos, para permitir que dois bois se juntem.
O Senhor Jesus pede que tomemos sobre nós o Seu jugo, para que fiquemos de um lado do jugo, e Ele do outro lado. Quando os fazendeiros desejam acostumar um boi jovem a puxar uma canga, eles geralmente o colocam ao lado de um boi mais velho. O boi mais velho está acostumado a puxar com firmeza e ajuda o mais novo a ir em um ritmo uniforme. Assim é conosco quando estamos sob o jugo do Senhor Jesus.
Samuel Rutherford, um homem piedoso que viveu no século 17, disse certa vez: “Oh, que jugo glorioso é a juventude e a Graça, Cristo e um jovem!” Ele poderia facilmente ter dito “Uma jovem” também. Observe também que ele colocou “Graça” em maiúscula, mostrando que estava se referindo ao Senhor Jesus. É bom nos acostumarmos a estar sob o jugo do Senhor Jesus quando somos jovens. Andar com Ele não é difícil; em vez disso, como nosso versículo nos diz, encontraremos descanso para nossas almas.