“Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe:… quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32:1).
“Serviu, pois, Israel ao SENHOR todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o SENHOR tinha feito a Israel.” (Josué 24:31).
Talvez você se pergunte por que coloquei esses dois versos juntos na meditação de hoje, mas definitivamente há uma conexão entre eles. Deixe-me tentar explicar isso a você, e a lição que podemos aprender com esses versos.
Algumas pessoas gostam de ser líderes, mas a maioria de nós gosta de seguir um bom líder. Isso é verdade até mesmo em coisas naturais. As pessoas gostam de seguir um bom chefe no trabalho e gostam de seguir um bom líder à frente de seu país, seja um primeiro-ministro, um presidente ou um rei. Também gostamos de um líder em coisas espirituais — alguém que nos guie em nossa caminhada cristã. Isso é especialmente verdade quando somos jovens, pois frequentemente procuramos um “herói” cuja vida e caráter nos agradem. Vemos em nossos versículos que isso aconteceu entre os israelitas também.
Eles tinham bons líderes, primeiro Moisés, a quem o Senhor usou para tirá-los da terra do Egito, e depois Josué, a quem o Senhor usou para guiá-los para a terra de Canaã. Mas o que aconteceu? Infelizmente, o povo se ocupou mais com o líder do que com o Senhor! Quando Moisés ficou no Monte Sinai por quarenta dias, o povo acabou fazendo um ídolo de ouro — um ídolo parecido com um bezerro! Então, mais tarde, eles voltaram a seguir a Senhor enquanto Josué ainda estava vivo, e os anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué. Mas então está registrado que “outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR” (Juízes 2:10), e eles começaram a adorar ídolos novamente.
Por que a geração posterior não conheceu o Senhor? Foi porque eles olharam para os líderes que o Senhor lhes deu, em vez de olhar para o próprio Senhor. Sim, Deus fornece líderes para o Seu povo, e hoje Ele ainda nos dá líderes e guias para nos ajudar. Mas nenhum líder deve tomar o lugar do Senhor. Esses líderes podem ser uma grande ajuda para nós, mas somente quando nos ajudam a ter um relacionamento mais próximo com o Senhor. Então, se o líder morrer ou se mudar, podemos olhar diretamente para o Senhor e buscar orientação Dele.
Esta é uma lição muito importante para aprender quando você é jovem. Você pode seguir bons líderes, e o exemplo deles pode ser um grande encorajamento para nós. No entanto, se colocarmos nossos olhos neles em vez do Senhor, então, quando o líder se for, não seremos capazes de seguir o Senhor. De alguma forma, pensaremos que precisamos de um líder humano para seguir, e se esse líder não estiver lá, pareceremos perdidos. Mas o Senhor quer que tenhamos um relacionamento direto com Ele. Então ainda seremos gratos por bons líderes, mas o Senhor será mais importante para nós do que o líder. Se o líder não estiver mais lá, seremos apenas atraídos para mais perto do Senhor, que nunca desaparecerá!
Bill Prost