
“E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos” (Lucas 20:37-38).
Os saduceus eram uma seita dos judeus que não cria na ressurreição. Eles acreditavam que, quando uma pessoa morre, tudo termina ali; ela morre assim como um animal morre. Há muitas pessoas hoje que pensam da mesma maneira, pois, se não houver ressurreição, então não terão de se encontrar com Deus algum dia, nem prestar contas da maneira como viveram. Mas acredito que, lá no fundo do coração, eles sabem que um dia terão de se encontrar com Deus.
Nos versículos de hoje, o Senhor Jesus responde essa questão, mostrando, pelas Escrituras do Antigo Testamento, que no tempo de Moisés Deus Se revelou como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Se todos eles tivessem morrido como morrem os animais, dificilmente Deus Se referiria a Si mesmo como o Deus deles; isso não teria sentido. Mas, embora aqueles homens — e muitos outros — estejam mortos quanto a este mundo, não estão mortos para Deus. Todos os três estão com Cristo agora, mas aqueles que morreram sem Ele estão em um lugar de tormento. Como o versículo diz: “Para Ele todos vivem.”
Bill Prost

