“E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné… falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo:… Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará… Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor” (Números 14:6-9).
Josué e Calebe foram dois dos doze espias enviados por Moisés para ver a terra de Canaã. Foram os dois únicos que quiseram seguir em frente e conquistar a terra; os outros dez espias se rebelaram, dizendo que os muros das cidades eram altos, as pessoas eram gigantes e que era impossível para eles fazerem isso. Josué e Calebe tentaram persuadir o povo a seguir em frente, pois o Senhor estaria com eles. Mas o povo não quis ouvir. Como resultado, o Senhor fez o povo vagar pelo deserto por quarenta anos.
Tudo isso é uma boa lição para nós. Josué era apenas um jovem, mas ele e Calebe deram bons conselhos ao povo. No entanto, eles tiveram que se submeter ao julgamento do Senhor em todo o acampamento quando seu conselho foi rejeitado, e eles não reclamaram disso. Eles não perderam nada com tudo isso, no entanto, pois o Senhor os recompensou mais tarde por sua fidelidade.
Bill Prost