
“Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe [ao Senhor Jesus]: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã” (Lucas 13:31-32).
A raposa é conhecida como um animal muito inteligente e astuto, e aqui o Senhor Jesus compara Herodes a uma raposa. A família de Herodes era politicamente inteligente e sabia como manipular pessoas e eventos para prosperar e ganhar poder no Império Romano. Mas, infelizmente, Herodes não tinha interesse nas coisas de Deus e não queria crer no Senhor Jesus. Mas ele tinha respeito tanto por João Batista quanto pelo Senhor Jesus, e é de se duvidar que ele realmente planejasse matar o Senhor Jesus. Os fariseus provavelmente inventaram essa acusação apenas para ver qual seria a reação do Senhor Jesus.
A esperteza de Herodes nem sempre funcionou, e alguns anos depois ele perdeu sua posição na terra de Israel. Ele foi então banido para um lugar na Gália, que é a França moderna. Não há registro de que ele tenha crido no Senhor Jesus.
O Senhor Jesus não tinha medo de Herodes, e Sua resposta aos fariseus foi que Ele continuaria Sua obra de fazer a vontade do Pai. As ameaças de homens como Herodes (mesmo que essas ameaças fossem verdadeiras) não conseguiram impedir o Senhor Jesus de prosseguir com Sua obra.
Bill Prost
