Quem for medroso e tímido, volte

“E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo… Quem for medroso e tímido, volte… e voltaram do povo vinte e dois mil…” (Juízes 7:2-3).

“E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo… Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei…” (Juízes 7:4, 7).

Tenho certeza de que a maioria de vocês já ouviu a história de Gideão e seus trezentos homens, e como eles derrotaram um enorme exército de midianitas. Talvez você tenha cantado a canção sobre ele na escola dominical — “O bravo Gideão tinha trezentos homens, os midianitas tinham um exército”, etc. Mas, a princípio, Gideão tinha muito mais de trezentos homens — ele tinha 32.000 homens. O Senhor disse que isso era demais, e então Ele disse a Gideão para avisar qualquer um que estivesse com medo para voltar para casa. Como resultado, 22.000 de seus homens voltaram para casa — mais de dois terços de seu exército.

Esta é uma boa lição para nós também. Devemos ser dependentes do Senhor, mas se temos medo de enfrentar o mundo e defendê-Lo, é melhor não tentarmos servi-Lo até que tenhamos caminhado com Ele um pouco mais e aprendido a sair em Sua força. Se uma pessoa tem medo, tenderá a fazer com que os outros também tenham medo. O Senhor já havia dado essas instruções a Israel na lei, dizendo-lhes que quem tivesse medo não deveria sair para a batalha. Veja se consegue encontrar este versículo; está no livro de Deuteronômio.

No entanto, embora Gideão tivesse apenas 10.000 homens, o Senhor disse que ainda eram muitos. O Senhor ordenou a Gideão que os testasse de uma maneira incomum; você pode ler sobre isso em Juízes 7. Ele deveria levar os homens à água para beber. A maioria dos homens se ajoelhou para beber diretamente da água, enquanto alguns pegaram água com as mãos e a lamberam, como um cachorro. Então o Senhor disse que aqueles que pegassem água com as mãos deveriam ser os que iriam à guerra — apenas trezentos homens. Por que isso?

Não havia nada de errado em se ajoelhar para beber, mas é uma imagem de relaxar neste mundo e aproveitar as coisas boas daqui. Além disso, enquanto bebiam, não podiam ficar em guarda. Mas aqueles que pegavam água sabiam que tinham trabalho a fazer e uma batalha a travar. Beberam rapidamente e de uma forma que lhes permitia ainda estar em guarda.

É assim que devemos tratar as coisas boas que Deus nos dá neste mundo. Precisamos de coisas como comida, água, roupas, uma casa para morar, etc., mas não devemos pensar tanto nessas coisas. Estamos aqui para viver para a glória do Senhor e lutar as batalhas do Senhor como cristãos. É importante ser como os trezentos homens de Gideão, que tomaram a água rapidamente e então estavam prontos para sair para a batalha.

Bill Prost