Existem quatro sacrifícios no início de Levítico que trazem diante de nós, em tipo, Cristo em quatro aspectos de Sua pessoa e obra.
- O holocausto: Cristo em Sua devoção a Deus, Seu Pai, até a morte. “Também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Efésios 5:2).
- A oferta de manjares (alimentos): Cristo na perfeição de Sua vida sem pecado de consagração a Deus. “O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” (1 Pedro 2:22). “O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29).
- O sacrifício pacífico: Cristo como base da comunhão com Deus. “A nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo… Temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:3, 7).
- A oferta da expiação do pecado: Cristo se fez pecado por aqueles que necessitam desse sacrifício. “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).
Jim Hyland