Propósito de coração

“Este [um homem chamado Eleazar] se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada…” (2 Samuel 23:10).

“Barnabé… exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;” (Atos 11:22-23).

No primeiro versículo de hoje, podemos nos perguntar, o que Eleazar fez com sua espada? Ele a segurou com tanta força que era como se, quando a batalha terminasse, ele mal conseguisse tirar sua mão do cabo da espada. E o segundo versículo nos diz que para nos apegarmos a algo, precisamos ter um propósito de coração.

Precisamos ter determinação para realizar algo que vem do coração! Construímos esse tipo de traço de caráter quando somos jovens. A adolescência em que você está agora é provavelmente o período mais importante para sua formação. Esse é um pensamento sério! Você está construindo um caráter e hábitos que provavelmente o seguirão por toda a sua vida.

Em meditações anteriores, vimos como José, embora negociado por seus irmãos para ser um escravo no Egito, agradou seu Deus e Senhor, e isso foi notado pelo Faraó. Em ambientes muito hostis, ele deixou sua luz brilhar e foi recompensado (aqui na terra) por sua fidelidade quando foi feito governante no Egito.

Mais tarde, vemos a serva da esposa de Naamã fazendo o mesmo. Ela estava em um país hostil e, ainda assim, era gentil, atenciosa e fiel ao Senhor. Quando Naamã voltou curado de sua lepra, imagino que ele tenha sido muito gentil com ela. Talvez ele até a tenha deixado ir para casa, para sua família!

E então há Daniel. Mais uma vez, ele era um jovem levado cativo para uma nação conquistadora, onde propôs em seu coração não se contaminar. Ele foi feito um governante, no final liberto da cova dos leões, e viveu até uma idade avançada.

À medida que você progride na adolescência, você pode ir para a universidade ou para um local de trabalho. Esses ambientes são frequentemente hostis à Bíblia e ao Senhor Jesus. Com propósito de coração, precisamos nos apegar à verdade da Palavra de Deus e brilhar por Ele. Nem sempre acabamos sendo honrados como os três exemplos de hoje foram. Amanhã veremos outra pessoa que colocou o Senhor em primeiro lugar, mas que não recebeu a honra que merecia, pelo menos não neste mundo.

Bill Prost