Porta estreita

“… Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lucas 13:24 ARA).

Quando lemos este versículo pela primeira vez, pode parecer um pouco confuso. A salvação não é um presente gratuito de Deus, e Deus não salva todos aqueles que vêm a Ele? Como então haverá muitos que desejarão ser salvos, mas não poderão, como nosso versículo diz hoje?

O problema é que muitos hoje estão no caminho largo que leva à destruição, e eles gostam desse caminho; eles não querem mudar. Há alguns anos, visitei um casal que eu conhecia bem, embora não os visse há muitos anos. Todos nós três tínhamos estudado no ensino médio juntos e até estávamos na mesma classe durante todos os nossos anos de ensino médio. O marido tinha ido para a mesma universidade que eu, e frequentemente passávamos tempo juntos. Ele veio às reuniões do evangelho comigo e ouviu o evangelho claramente, mas, até onde sei, ele nunca foi salvo.

Quando os visitei novamente, falei do evangelho para eles, pois a saúde da esposa não estava muito boa. Perguntei-lhe diretamente para onde ela iria se morresse. Sua resposta foi típica: “Para o céu, espero!” Mas quando apontei que isso não era suficiente, e que a única maneira de ser salva era vir a Cristo como pecadora, e aceitá-Lo como seu Salvador, ela não quis ouvir isso. Ela queria vir do seu próprio jeito.

Muitos hoje levam vidas boas e moralmente corretas, e alguns regularmente “vão à igreja”, pensando que de alguma forma isso é suficiente. Mais tarde, quando enfrentarem a eternidade, eles esperarão estar no céu com base em viver uma vida boa, e será terrível para eles encontrar o Senhor dizendo: “Não sei de onde vós sois” (Lucas 13:25). Se quisermos entrar pela porta estreita, devemos entrar pelo caminho de Deus, não pelo nosso próprio caminho.

Bill Prost