Peregrinos e forasteiros

“Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros” (1 Pedro 2:11).

Enquanto escrevo isto no país da Austrália em fevereiro de 2023, sou constantemente lembrado de que sou um estrangeiro aqui. Embora a Austrália seja um país moderno, muitas coisas são diferentes do Canadá, onde normalmente vivo. Por um lado, aqui na Austrália eles dirigem no lado esquerdo da estrada, enquanto no Canadá nós dirigimos no lado direito. Aqui na Austrália, a maioria das casas é construída de tijolos e concreto, enquanto no Canadá há muitas casas construídas de madeira. Aqui na Austrália, as árvores, flores e outras plantas também são diferentes do Canadá, embora algumas sejam semelhantes.

Como cristãos, também somos estrangeiros neste mundo, pois não pertencemos realmente a este lugar. O céu é o nosso lar, e todo o curso das coisas neste mundo é “estranho” para um verdadeiro cristão. Nós realmente não “nos encaixamos”, pois não vivemos da mesma forma que as pessoas mundanas.

No entanto, também somos peregrinos. Um peregrino é alguém que está em uma terra estranha, mas que está indo a algum lugar com um propósito real. Ele não está se movendo sem rumo, mas tem um objetivo diante de si. Você e eu, como cristãos, estamos aqui com um propósito, e também temos um objetivo diante de nós. Não esperamos ficar aqui indefinidamente, pois estamos esperando que o Senhor nos chame para o lar. Além disso, estamos aqui para viver para a glória de Cristo e ser como Ele, para um testemunho a este mundo. Portanto, somos tanto estrangeiros quanto peregrinos, e não devemos ter vergonha disso. Não devemos ser estranhos ou esquisitos, mas o mundo ao nosso redor deve reconhecer que somos diferentes deles.

Bill Prost