“Assim que, concluído isto… irei à Espanha” (Romanos 15:28).
O apóstolo Paulo estava indo para Jerusalém, pois algumas assembleias na Macedônia e na Acaia ouviram que os irmãos na Judeia estavam passando por um momento difícil e haviam coletado algum dinheiro para enviar a eles. Naquela época, eles não podiam simplesmente assinar um cheque e enviá-lo pelo correio, ou enviar o dinheiro pela internet. Não, alguém tinha que carregar o dinheiro em uma bolsa e levá-lo às pessoas a quem deveria ir. Paulo e outros fariam isso.
Mas então, depois disso, Paulo queria visitar os irmãos em Roma e depois ir para a Espanha. No entanto, sabemos que Paulo chegou a Roma somente depois de vários anos, e então como prisioneiro. Não há registro na Bíblia de que ele tenha chegado à Espanha. No entanto, é bom que ele tivesse esses desejos e quisesse ir a novos lugares para pregar o evangelho. Paulo estava sempre procurando uma chance de levar o evangelho para aqueles que nunca o tinham ouvido antes.
O Senhor não chama todos nós para viajar para terras estrangeiras, mas todos nós podemos buscar oportunidades de pregar o evangelho a pessoas que talvez nunca o tenham ouvido antes.
Bill Prost