“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lucas 15:4).
Neste capítulo quinze de Lucas, temos três coisas que estão perdidas: uma ovelha, uma moeda e um filho. Cada uma dessas três coisas traz algumas verdades importantes diante de nós. Em primeiro lugar, temos uma ovelha perdida.
As ovelhas são animais resistentes e podem sobreviver em climas adversos, mas infelizmente são animais um tanto estúpidos. Eles se afastam facilmente e depois não conseguem encontrar o caminho de casa novamente. Eles também são incapazes de se defender contra predadores como lobos, coiotes, pumas, etc.
Essa ovelha é como o homem natural que está perdido no pecado. Muitas vezes ele não percebe que está perdido até que surge algum problema. Como uma ovelha, ele precisa de alguém que saia e o encontre.
O Senhor Jesus é como o pastor que não se contenta em ter apenas as outras noventa e nove ovelhas. Ele quer aquela que está perdida e não descansa até encontrá-la. Então Ele a carrega para casa nos ombros e fica feliz por ter encontrado aquela ovelha perdida.
Bill Prost