Os que esperam no SENHOR

“… os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:31).

Muitas pessoas hoje em dia não têm empregos que exijam força física, pois muito do nosso trabalho hoje pode ser feito com um computador, sentado em uma mesa. Mas nossos corpos precisam de exercícios para se manterem em boa forma física. Não é incomum ver pessoas correndo pela rua, ou talvez em um parque. Alguns correm bem devagar, enquanto outros correm muito rápido! Outros vão à academia para correr em esteiras, malhar em outras máquinas ou levantar pesos. É interessante que na língua grega (a língua em que o Novo Testamento foi originalmente escrito), as palavras traduzidas como “corramos” (Hebreus 12:1) e “combate” (Filipenses 1:30), são a mesma palavra. São formas diferentes de exercício na vida cristã. Às vezes, a vida cristã é como correr uma corrida, enquanto outras vezes é como combater ou lutar. Pode haver guerra real em nossas vidas como cristãos, pois Satanás faz o melhor que pode para tirar nossa alegria no Senhor. Não é uma luta física real, mas sim uma guerra espiritual.

Talvez às vezes nos sintamos tão bem que sentimos quase como se pudéssemos voar, como uma águia. As águias não são tão comuns como costumavam ser, mas é incrível vê-las voar. Quando voam normalmente, podem ir a cerca de 30 milhas por hora (aprox. 48 km/h), mas quando mergulham atrás de uma presa, podem atingir 100 milhas por hora (aprox. 161 km/h). Mas nem sempre nos sentimos assim; às vezes, só conseguimos correr. No entanto, o Senhor diz que se esperarmos Nele, seremos capazes de correr e não nos cansar. Todos nós nos cansamos quando corremos naturalmente. Pense em como seria bom se você pudesse correr rápido o quanto quisesse e não se cansasse! O Senhor diz que Ele nos dará força para podermos correr como cristãos e não nos cansarmos.

Mas às vezes sentimos apenas vontade de caminhar. Quando eu era mais jovem, eu gostava de correr, mas agora, conforme fico mais velho, percebo que caminhar é uma maneira muito mais fácil de fazer exercícios. Às vezes eu caminho rápido, mas em outros dias eu sinto apenas vontade de caminhar devagar. Mas até mesmo caminhar consome energia, e precisamos de força para isso. Caminhar uma longa distância pode fazer alguém desmaiar.

Lembro-me de ler sobre um jovem que queria um certo pedaço de terra, quando o estado de Iowa, nos EUA, estava sendo colonizado há mais de 170 anos. Outro jovem tinha visto o mesmo pedaço de propriedade e também o queria. Aquele que chegasse primeiro ao cartório de registro poderia reivindicá-lo. O segundo jovem tinha um cavalo, enquanto o primeiro tinha que andar. Mas o primeiro jovem caminhou por 24 horas inteiras, cobrindo uma distância de cerca de 100 milhas (aprox. 161 km), e chegou ao cartório primeiro. Nem preciso dizer que ele quase desmaiou depois de toda aquela caminhada, mas conseguiu sua concessão de terra!

Mas a Bíblia diz: “Ele (o Senhor) dá força ao cansado” (Isaías 40:29 KJV). No Novo Testamento, a palavra “fatigar” tem frequentemente o pensamento de perder o ânimo ou ficar desanimado. Seja qual for o tipo de exercício que possamos fazer, o Senhor nos dará força para isso. Mas devemos “esperar no Senhor”; isto é, devemos ir até Ele e pedir Sua ajuda.

Bill Prost