“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hebreus 9:14).
A Palavra de Deus descreve “obras” de diversas maneiras diferentes. Obras são as coisas que fazemos em nossas vidas, e muitas vezes fazemos essas coisas por diferentes razões diante de Deus. Aqui no nosso versículo de hoje temos a expressão “obras mortas”. O que isso significa?
Essa expressão significa as obras que os homens fazem para ganhar o caminho para o céu. No Antigo Testamento, Deus deu a lei a Israel, para ver se o homem poderia cumpri-la. Mas ninguém poderia guardar a lei e ganhar o favor de Deus com base nisso. Mesmo hoje, quando o evangelho tem sido pregado em muitas partes do mundo, Satanás tem persuadido muitas pessoas de que tudo o que precisam fazer é dar o melhor de si e tentar viver uma vida boa e correta. Então, supostamente, tudo ficará bem.
No entanto, Deus chama tudo isso de “obras mortas”, pois todos nós temos naturalmente uma natureza pecaminosa e caída e não podemos agradar a Deus. Em Isaías 64:6, lemos que “todas as nossas justiças são como trapo da imundícia”. Para estarmos aptos para o céu, precisamos de uma nova vida em Cristo.
Bill Prost