“As potestades (autoridades) que há foram ordenadas por Deus… Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos” (Romanos 13:1,5).
“Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
Enquanto escrevo isto em fevereiro de 2022, enquanto a pandemia de Covid-19 ainda persiste, muitos cristãos estão lutando com esses dois versículos. Por um lado, somos instruídos a obedecer ao governo e às leis que ele faz; por outro lado, por vezes os governos podem dizer-nos para fazermos algo que consideramos errado. Como tomamos a decisão?
Quando o livro de Romanos foi escrito, os cristãos estavam sob o domínio romano e os imperadores eram frequentemente corruptos e irracionais. Em suas vidas pessoais, eles geralmente eram homens muito perversos. No entanto, os cristãos foram instruídos a respeitá-los e obedecê-los. É o mesmo hoje. Devemos obedecer ao governo que o Senhor permitiu que estivesse no poder, a menos que a lei nos obrigue a pecar contra Deus e a fazer algo contra a Palavra de Deus. Isso geralmente torna a decisão mais fácil para nós e não apenas honra o governo sobre nós, mas também honra o Senhor.
Bill Prost