Nosso coração

“Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas” (1 João 3:20).

Quando fazemos algo que sabemos ser errado, nossa consciência nos condena, e nos sentimos infelizes e envergonhados. Mas quando nosso coração nos condena, talvez seja um pensamento mais profundo. Por exemplo, costumo comprar flores para minha esposa no aniversário dela. Mas suponha que estou muito ocupado naquela semana e esqueço do aniversário dela. Na verdade, não fiz nada errado, mas meu coração me condena, porque amo minha esposa. Sinto-me mal por ter esquecido o aniversário dela. Permiti que outras coisas se amontoassem em minha vida e esqueci de demonstrar meu amor comprando flores para ela.

Pode ser o mesmo em nossa vida cristã. Podemos nos ocupar com as coisas que tem a ver com esta vida, que a Bíblia chama de “os cuidados desta vida”. Podemos nos tornar descuidados e esquecer de ler nossas Bíblias ou passar tempo em oração. Então não é tanto nossa consciência que nos condena, mas sim nosso coração. Quando isso acontece, é reconfortante saber que o Senhor é maior que o nosso coração e que sabe que O amamos, mesmo que tenhamos sido descuidados.

Bill Prost