Nossa Reação

Alguém disse que a vida é determinada mais por nossas reações do que por nossas ações. Grande parte da vida chega até nós sem nenhuma ação de nossa parte. As circunstâncias são trazidas sem que peçamos ou agimos. É então que nossa reação conta. Há duas maneiras de reagir.

Em primeiro lugar, podemos reagir com autopiedade e frustração, com uma atitude de “ai de mim”. Isso só nos deixará deprimidos e desanimados, como Jeremias, que disse: “Ai de mim por causa do meu quebrantamento! A minha chaga me causa grande dor; e eu havia dito: Certamente isto é enfermidade que eu poderei suportar” (Jeremias 10:19).

Por outro lado, podemos aceitar o que vem em nosso caminho, percebendo que tudo é permitido por nosso amoroso Pai celestial, e que vem de Sua boa mão com um propósito de amor e bênção. Isso nos fará reagir com coragem e confiança espirituais e nos fará crescer no Senhor. Isso também nos fará reagir a problemas e dificuldades como o apóstolo Paulo, que disse: “Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” (2 Coríntios 12:10). Quais serão suas reações hoje? Serão para a glória do Senhor e para a bênção de outros?

Jim Hyland