Nos ardia o coração

“… Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras” (Lucas 24:32 ARA)

Talvez você tenha ouvido alguém usar a expressão: “Ele está em chamas pelo Senhor”. O que eles querem dizer com isso? Talvez tenham visto um jovem em uma reunião bíblica sentado quase “na ponta da cadeira” enquanto ouve e absorve o que está sendo ensinado e explicado. Talvez um menino ou menina leve sua Bíblia para a escola para que eles sempre possam ter sua “espada” pronta se alguém lhes perguntar sobre sua fé.

O versículo de hoje se refere aos dois homens que estavam se afastando de Jerusalém, desanimados depois que o Senhor foi crucificado. Eles pensaram que Jesus era o Messias que estabeleceria Seu reino, e agora Ele havia sido crucificado e colocado em um túmulo. O Senhor Jesus veio ao lado deles enquanto caminhavam e entendeu como se sentiam. Ele perguntou por que estavam tristes. Claro, Ele já sabia, mas Ele extraiu seus pensamentos e corações. Ele ouviu antes de falar.

Então, “… começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que Dele se achava em todas as Escrituras.” (versículo 27). Deve ter sido uma caminhada maravilhosa! Imagino que o tempo voou, mesmo sendo tarde e a caminhada longa. A distância de Jerusalém a Emaús era de cerca de 12 km (ou 7,5 milhas). Quando chegaram em casa, o Senhor Jesus começou a se despedir e se preparou para partir, mas eles O “constrangeram” a entrar e ficar com eles. Eles não iriam deixar Aquele que tinha sido tão encorajador para eles ir embora simplesmente naquela noite. Em casa, eles perceberam quem estava sentado à mesa com eles.

Pode ser assim em nossas vidas também. Se entrarmos na presença do Senhor e desfrutarmos de Sua companhia, mesmo que seja breve, teremos um desejo ardente por mais. Ele acendeu um fogo naqueles dois, e eles começaram a longa caminhada de volta para Jerusalém naquela mesma noite. Eles queriam mais. O Senhor Jesus ama vir ao nosso lado e produzir essa centelha em nossos corações.

Podemos fazer algo semelhante na vida dos outros. Você já foi encorajado por estar com outros jovens, talvez um pouco mais velhos do que você? Eles podem ter influenciado sua vida em bênçãos e encorajado você a viver para o Senhor Jesus. Agora talvez seja sua vez de fazer isso por outra pessoa. Chegue ao lado deles onde eles estão. Entre em seus sentimentos da melhor forma possível e volte seus olhos e corações para Aquele que pode fazer seus corações “arderem” para conhecer e desfrutar mais.

Bill Prost