“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum…” (Salmo 23:4).
“E apedrejaram a Estêvão… e… adormeceu” (Atos 7:59-60).
Pode parecer estranho escrever uma meditação para jovens sobre a morte. Mas tenho certeza de que cada um de nós precisa de algum conforto e compreensão sobre esse assunto. Você pode ter tido um avô querido ou um amigo que morreu. Eles podem ter sido um encorajamento para você em seu caminho cristão. Mas então eles morrem. Morrer não é fácil. Sim, fechamos nossos olhos aqui e os abrimos na presença do Senhor Jesus. Maravilhoso! Sabemos que isso acontece. Mas muitas vezes é uma luta e pode ser cheia de dor.
Gostei da maneira como um pai explicou isso ao seu filho pequeno que havia perdido a mãe. Ele a viu sofrer, mas o pai queria explicar que o “aguilhão” da morte havia desaparecido para o cristão. (Leia 1 Coríntios 15:55). Eles estavam andando pela rua e chegaram a uma esquina e tiveram que esperar enquanto um grande caminhão virava a rua na frente deles. Ao fazer isso, a sombra do caminhão passou por cima do pai e do filho. O pai viu sua oportunidade. Ele disse: “Filho, viu como aquela grande sombra do caminhão passou por cima de nós? Mas o caminhão não nos tocou? Bem, é assim quando alguém que ama Jesus passa pela morte. É como se Jesus, na cruz, tivesse deixado o caminhão passar direto por cima d’Ele, então nós apenas temos que passar por sua sombra.” A sombra daquele grande caminhão era como, “O vale da sombra da morte”, como no versículo de hoje.
Outra história também explica um pensamento doce. Há mais de cem anos, uma família cristã estava sendo caçada por aqueles que eram anticristãos, e o pai estava com muito medo de que todos eles tivessem uma morte terrível se fossem pegos. Ele não conseguia deixar de pensar em quão doloroso seria se todos eles tivessem que enfrentar a morte de um mártir, até mesmo sua esposa e filhos. Mas o Senhor o lembrou do nosso segundo versículo na leitura de hoje. É sobre Estêvão, que foi apedrejado até a morte por sua fé nos primeiros dias da igreja, logo após o Senhor Jesus ter ressuscitado. O que diz o versículo sobre como ele morreu? Ele adormeceu! Isso trouxe o conforto necessário para aquele pai. Ele sabia que se chegasse ao ponto de todos serem mortos, então o Senhor poderia fazer com que fosse como adormecer. O Senhor não permitiu que eles fossem pegos e o pai eventualmente escreveu um livro muito interessante sobre suas experiências de vida.
Estamos esperando diariamente que o Senhor venha e leve todos nós para estarmos com Ele. E quando Ele fizer isso, também sabemos que aqueles que já se foram se juntarão a nós para serem arrebatados “juntos” (1 Tessalonicenses 4:17).
Bill Prost