Não humilhaste o teu coração

“… A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo (Daniel 4:31-32).

“E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.” (Daniel 5:22).

Uma das razões pelas quais o nome Babilônia é mencionado com tanta frequência na Bíblia é que ele está ligado ao orgulho do homem. Como vimos ontem, o orgulho do homem começou lá no livro de Gênesis, e esse orgulho está presente em toda a história da humanidade. Será o mesmo orgulho que Deus julgará, depois que todo verdadeiro cristão for chamado para casa, na vinda do Senhor para nos buscar.

Quando Nabucodonosor se tornou tão orgulhoso, o Senhor o transformou em um animal, com pelos que cresciam como penas de águia e unhas como garras de aves. (Sim, isso realmente aconteceu! Você pode ler sobre isso em Daniel, capítulo 4). Ele também comia erva como os bois. Então, após sete anos, o Senhor lhe devolveu o juízo perfeito e o reino, e ele honrou o Senhor. Reconheceu que o Senhor era o único Deus verdadeiro e que ele, o grande Nabucodonosor, era apenas um homem.

Mais tarde, após a morte de Nabucodonosor, seu neto Belsazar tornou-se rei, e ele também era muito orgulhoso. Você pode ler sobre ele em Daniel, capítulo 5. Belsazar era, na verdade, filho da filha de Nabucodonosor. Em vez de aprender com o que havia acontecido ao seu avô, Belsazar adorou os deuses babilônicos e, ainda, ousou trazer os vasos de ouro e prata que haviam sido tomados do templo em Jerusalém, e beber vinho neles. Enquanto faziam isso, louvavam todos aqueles falsos deuses.

Então o Senhor permitiu que uma mão aparecesse de repente, e ela escreveu na parede do palácio, onde tudo isso estava acontecendo. Você consegue imaginar o medo que Belsazar sentiu quando aquela mão apareceu e escreveu na parede algo que ele não conseguia entender? Mas, embora estivesse com medo, ele não parece ter se arrependido diante de Deus, e a Bíblia nos diz que ele foi morto naquela mesma noite. Os persas estavam acampados do lado de fora da cidade com seu exército, e Belsazar sentiu que eles nunca entrariam na cidade. Mas eles conseguiram represar o rio Eufrates e então passaram por baixo do muro onde ficava o leito do rio. Toda aquela grande muralha não protegeu a cidade, quando Deus determinou o fim do império babilônico!

Bill Prost