Jumentos e Ovelhas

Existem dois animais aos quais a Bíblia compara o homem natural. O primeiro é um jumento: “Mas o homem vão é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês” (Jó 11:12). O jumento é teimoso e teimosia é pecado. “Porque a rebelião é como o pecado da adivinhação, e a obstinação (teimosia) é como a idolatria” (1 Samuel 15:23, TB). O próprio Senhor disse a alguns durante Seu tempo na terra: “Não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

O outro animal a que o homem natural é comparado é a ovelha: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho” (Isaías 53:6). Ovelhas são rebeldes. Se há uma coisa de que mais gostamos é de fazer as coisas do nosso jeito. No entanto, “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12).

A boa notícia é que o Senhor veio para salvar pecadores teimosos e rebeldes. Ele mesmo disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). E você? Você já se rendeu ao Salvador dos pecadores?

Jim Hyland