Jugo desigual

“… O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras… Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos… E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto… e sentei-me atônito (surpreso) (Esdras 9:1-3).

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14).

Vemos no primeiro versículo de hoje que havia um grande problema na época de Esdras com o povo de Israel se misturando com pessoas que viviam ao seu redor — pessoas que adoravam ídolos e não conheciam o Deus verdadeiro. Os homens de Israel se casaram com mulheres pagãs e até tiveram filhos com elas. Eles eram estritamente proibidos de fazer isso pela lei de Moisés, mas desobedeceram e desonraram o Senhor. Mais do que isso, alguns dos que se casaram com essas mulheres pagãs eram líderes em Israel — príncipes, governantes, sacerdotes e levitas.

Como um homem fiel, Esdras estava muito preocupado com isso, mas antes de fazer qualquer coisa, sentou-se na presença do Senhor e orou. Essa é uma boa maneira de agir quando vemos algo acontecer que desonra o Senhor, e é tocante ler a oração de Esdras neste mesmo capítulo, pois ele se posiciona como parte do fracasso. Ele não ora como se fosse fiel e o povo culpado. Em vez disso, ele diz: “Pois deixamos os Teus mandamentos” (Esdras 9:10) e “eis que estamos diante de Ti, na nossa culpa” (Esdras 9:15).

Ele orou ao Senhor e, como resultado, o povo veio a ele e confessou que havia agido mal. Eles queriam consertar a situação, e Esdras os ajudou a fazer o que era certo diante do Senhor.

O Senhor nos dá o mesmo tipo de instrução hoje, como lemos no livro de 2 Coríntios. Não devemos nos unir a um descrente, seja no casamento, nos negócios ou de qualquer outra forma. Devemos estar sempre prontos para ajudar aqueles que não são salvos e compartilhar o evangelho com eles, mas não devemos estar juntos com eles. Eles podem ser pessoas muito agradáveis exteriormente, mas nunca desejarão desfrutar das coisas de Cristo. Eles sempre desejarão as coisas deste mundo, e isso acabará nos causando problemas.

Cada um de nós precisa se lembrar disso. Em minha vida, conheci vários cristãos que se casaram com descrentes e, embora parecesse funcionar por um tempo, acabou causando problemas. Nunca somos mais sábios do que a Palavra de Deus. Obedeçamos a ela e tenhamos uma vida cristã feliz.

Bill Prost