Josias – Parte 4

“Depois de tudo isto… Josias… não deu ouvidos às palavras de Neco, que saíram da boca de Deus; antes veio pelejar no vale de Megido” (2 Crônicas 35:20, 22).

Este versículo é muito triste, pois nos mostra que, mesmo que agrademos ao Senhor por muitos anos, podemos ser desviados por Satanás e deixar de ouvir o que o Senhor está nos dizendo. Josias evidentemente não gostou que o rei do Egito lutasse em Carquemis junto ao rio Eufrates. Para fazer isso, o rei do Egito teria que passar direto pela terra de Israel, e Josias queria se envolver. Mas não era a intenção do Senhor que Josias fizesse isso, e ele não quis ouvir o conselho de Neco, rei do Egito, embora fosse uma palavra do Senhor. O resultado foi que o Senhor permitiu que Josias fosse morto na batalha, com apenas trinta e nove anos de idade. Que triste! Josias se livrou dos ídolos, consertou o templo e celebrou uma páscoa maravilhosa. No entanto, ele morreu na batalha porque não quis ouvir a palavra do Senhor.

Isso deve ser uma lição para todos nós, pois é fácil ficar orgulhoso quando o Senhor nos usa para honrá-lo, e então Satanás pode tirar vantagem de nós. Somente caminhando com o Senhor podemos ser impedidos de fazer o que O desonra.