“Então Josias celebrou a páscoa ao SENHOR em Jerusalém… Nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel” (2 Crônicas 35:1, 18).
No décimo oitavo ano de seu reinado, Josias celebrou a páscoa, e deve ter sido uma época maravilhosa. Foi uma época tão feliz que o Espírito de Deus diz que não houve páscoa como aquela desde os dias de Samuel, que vivera quase 500 anos antes!
Como cristãos, não guardamos mais a páscoa. Foi substituída pela lembrança do Senhor na ceia. Lemos em 1 Coríntios 5:7: “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”. Assim como os filhos de Israel deveriam se lembrar de quando foram libertados da morte em seus lares no Egito, o Senhor quer que nos lembremos do que Ele fez por nós na cruz do Calvário. Ele diz a cada um de nós: “Fazei isso em memória de mim”.
Quando Josias celebrou esta páscoa, seu país, Israel não estava se comportando bem. Eles falharam muito em seguir o Senhor, mas Deus ainda valorizou aqueles que celebraram aquela páscoa, e hoje Ele valoriza aqueles que se lembram de Seu Filho na morte. A igreja hoje também não está em um estado muito bom, mas o Senhor Jesus aprecia aqueles que se lembram d’Ele da maneira que Ele nos pediu.