“Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição” (2 Crônicas 34:3).
Hoje vemos Josias no oitavo e décimo segundo anos de seu reinado, com, respectivamente, dezesseis e vinte anos de idade. Entre os oito e os dezesseis anos, crescemos bastante; os meninos se tornam rapazes e as meninas se tornam moças. É triste dizer, mas às vezes os jovens nessa idade decidem não seguir o Senhor, mas se afastam d’Ele e seguem suas próprias vontades. Mas Josias continuou a buscar o Senhor, e aos vinte anos estava pronto para agir pelo Senhor. Evidentemente havia muitos ídolos na terra — deuses feitos de madeira, pedra, metal, etc., e Josias começou a se livrar deles.
Qualquer coisa em nossas vidas que se torne mais importante do que o Senhor pode ser um ídolo, e é por isso que o apóstolo João diz aos crentes: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 João 5:21). Ele não quis dizer ídolos literais, mas coisas deste mundo que tendemos a desejar e que nos roubam nosso tempo e capacidade de fazer o que é certo perante o Senhor. Sejamos como Josias e livremo-nos deles!