Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa [prisão]; … O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele. (Gênesis 40: 14,23)
Se você ler todo o Gênesis 40, verá que tanto o copeiro-mor quanto o padeiro-mor do Faraó, rei do Egito, fizeram algo para desagradá-lo. Eles foram colocados na prisão, onde José estava, e uma noite cada um deles teve um sonho. Quando eles contaram seus sonhos a José, ele foi capaz de lhes dizer o que seus sonhos significavam. O copeiro-mor seria restaurado ao seu lugar como copeiro, mas o padeiro-mor seria executado. E assim aconteceu, então o copeiro-mor esqueceu tudo sobre José, embora José tivesse pedido a ele para usar sua influência com o Faraó para tentar libertá-lo da prisão.
Por que o copeiro-mor recebeu de volta sua posição, enquanto o padeiro-mor foi enforcado? Não nos é dito por que o faraó fez isso, mas em seus sonhos há algo que nos mostra por que isso aconteceu. O copeiro-mor levou uvas maduras, que ele espremeu, e então deu a taça para o faraó beber. Ele levou ao faraó aquilo que fala do sangue de Cristo, e ele foi perdoado.
Mas o padeiro-mor levou apenas pão para o Faraó, e os pássaros vieram e comeram. Não havia nada no que o padeiro-mor levou que falasse de redenção, e ele foi executado.
Foi triste que o copeiro-mor esqueceu de José, pois José tinha sido muito gentil com ele. Mas quando as coisas estavam indo bem e ele estava de volta à corte do Faraó, ele não estava preocupado com um homem na prisão que era um escravo.
Às vezes somos assim como cristãos? O Senhor Jesus nos pediu para nos lembrarmos Dele em Sua morte, mas alguns crentes se esquecem Dele e não se preocupam em fazer isso. Tenho certeza de que José ficou triste ao perceber que o copeiro-mor não iria se lembrar dele, e o Senhor Jesus também sente isso, quando esquecemos Seu pedido para nos lembrarmos Dele.
Bill Prost