José – Parte 1

“José, de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos… E, Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos… e fez-lhe uma túnica de várias cores” (Gênesis 37:2-3).

A maioria de vocês conhece provavelmente a história de José, pois ele é uma das mais belas figuras do Senhor Jesus no Antigo Testamento. Aqui em nossos versículos de hoje, lemos sobre ele como um adolescente, de dezessete anos, alimentando ovelhas, cabras e gado com seus irmãos mais velhos. José era um dos mais novos da família e, conforme o registro na Bíblia, apenas Benjamin era mais novo que ele. Talvez alguns de vocês que estão lendo isso tenham dezessete anos.

O pai de José, Israel (Jacó), o amava mais do que a qualquer um de seus filhos, e embora Israel pudesse ter alguma razão para isso, não é bom que os pais tenham favoritos entre seus filhos. Isso certamente causaria problemas. Além disso, José era honesto e se comportava bem, enquanto parece que seus irmãos já não estavam se comportando bem. Diz no versículo 2 que “José trazia más notícias deles a seu pai”. Esses outros irmãos provavelmente cuidavam bem dos rebanhos e manadas, mas sua atitude e conversa não eram boas. Essa era outra razão pela qual Israel pode ter gostado mais de José do que de seus irmãos.

Mas havia outro problema. Israel fez para José uma túnica de muitas cores. Como resultado, os irmãos de José realmente o odiavam, e não conseguiam falar com ele de forma pacífica. Isso era algo horrível de acontecer em uma família, e especialmente em uma família que conhecia o Senhor. Mas Deus estava trabalhando em tudo isso, e iria trazer bênçãos dessa situação.

Se lembrarmos que José é uma figura do Senhor Jesus, então nos lembramos de que, embora o Senhor Jesus nunca tenha cometido um único pecado, Seus próprios irmãos não se importaram com Ele e não creram Nele no começo. João 7:5 nos diz isso. Felizmente, depois que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou, parece que Seus irmãos se arrependeram, e dois deles, Tiago e Judas, realmente escreveram livros no Novo Testamento.

Além disso, muitos outros na terra de Israel não creram no Senhor Jesus. Eles ficaram felizes por Ele curar suas doenças, ressuscitar mortos e alimentá-los quando estavam com fome, mas muitos não creram Nele. Amanhã veremos o que aconteceu com José por causa do ódio de seus irmãos.

Bill Prost