Inspirados pelo Espírito Santo

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21).

Você já se perguntou de onde tiramos a nossa Bíblia? Nós, que vivemos em países ocidentais, nos acostumamos a ter a Bíblia disponível em nossa própria língua e, muitas vezes, a tomamos como certa. Mas Deus nos deu a Sua Palavra e a preservou para nós de uma maneira maravilhosa. Como vemos em nosso versículo de hoje, Pedro nos lembra que a Palavra de Deus não veio a nós pela vontade do homem, mas sim que “homens santos de Deus” falaram inspirados pelo Espírito Santo.

É geralmente aceito que Moisés foi quem escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, frequentemente chamados de Pentateuco, e, portanto, ele foi o primeiro escritor inspirado. O apóstolo João foi o último escritor da Bíblia, pois viveu mais do que qualquer outro apóstolo e só morreu por volta de 100 d.C. Moisés viveu por volta de 1500 a.C., de modo que a Bíblia foi escrita ao longo de um período de cerca de 1600 anos. Não sabemos exatamente quantos autores diferentes estiveram envolvidos na escrita dos vários livros da Bíblia, mas provavelmente houve pelo menos trinta e seis, e possivelmente até quarenta.

Deus preservou cuidadosamente a Sua Palavra para nós, apesar dos esforços de Satanás para se livrar dela. Existem muitos manuscritos antigos disponíveis, e alguns deles datam de milhares de anos. Em 1947, os chamados “Manuscritos do Mar Morto” foram descobertos na terra de Israel, e estes são agora alguns dos manuscritos bíblicos mais antigos que possuímos.

Podemos ser muito gratos pela Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus dirigida diretamente a nós. Ela nos diz claramente o que somos, mas também nos diz quem Deus é. Ela nos revela como este mundo surgiu e quando ele acabará. A Bíblia não satisfaz toda a nossa curiosidade, mas tudo o que precisamos saber para sermos salvos e vivermos uma vida piedosa neste mundo nos é dado na Palavra de Deus.

Bill Prost