Idade

“Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando” (Salmo 90:10).

“Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor” (Deuteronômio 34:7).

Foi Moisés quem escreveu o Salmo 90, mas é evidente que ele o escreveu por inspiração divina, e não com base em sua experiência pessoal. Ele registra que, normalmente, vivemos até cerca de setenta anos, e se chegarmos aos oitenta, nosso corpo passa a sofrer com crescentes fraquezas e dores ao longo desses dez anos adicionais. Podemos até continuar funcionando bem, mas nossa força certamente começa a falhar.

Moisés, por outro lado, viveu até os cento e vinte anos, e as Escrituras registram que seus olhos ainda eram muito bons, e que sua força era a mesma de quando era jovem. Naqueles dias não existiam óculos, e mesmo assim Moisés enxergava tão bem quanto um jovem. Isso foi surpreendente, e somente o Senhor poderia mantê-lo com tanta saúde.

O Senhor permite que algumas pessoas se sintam bem mesmo aos oitenta anos, mas ninguém nessa idade possui a mesma força que tinha na juventude. Além disso, já não enxergam como antes. Porém, o Senhor preservou Moisés de maneira especial, para que ele cumprisse a obra que lhe havia sido confiada.

Bill Prost