Haveis sido santificados

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?… E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus (1 Coríntios 6:9, 11).

Aqui, novamente, temos a palavra “santificação”, que consideramos um pouco ontem. Significa “separar” de algo. Demos uma ilustração na meditação de ontem, usando pratos limpos e pratos sujos.

Nos versículos de hoje, lemos que não podemos fazer parte do reino de Deus enquanto somos injustos, e que éramos assim antes de sermos salvos. Fizemos muitas coisas erradas, mas agora, uma vez que somos salvos, tudo é diferente. Temos uma nova vida em Cristo e, entre outras coisas, diz que somos santificados.

Esta é a nossa posição diante de Deus; somos separados deste mundo porque pertencemos a Cristo. É como se Ele tivesse colocado uma marca em nós, e agora pertencemos a Ele. Esta é a nossa posição diante de Deus, e ela nunca muda.

No entanto, há outro lado da santificação que a Bíblia nos mostra. Somos separados posicionalmente, de uma vez por todas. No entanto, de forma prática em nossas vidas, também se espera que nos tornemos “mais santificados” à medida que conhecemos o Senhor mais plenamente e aprendemos mais sobre Ele. Por exemplo, lemos em 1 Tessalonicenses 5:23: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo”. Isso não se refere à nossa posição em Cristo, pois aqueles crentes em Tessalônica já eram salvos. Mas Paulo havia passado pouco tempo com eles, e eles precisavam aprender mais e se aproximar do Senhor. Assim, Paulo expressa o desejo de que fossem completamente santificados. Ele queria que eles fossem totalmente “dedicados ao Senhor” em suas vidas como cristãos. Isso leva tempo e inclui a leitura da Palavra de Deus, oração individual e meditação em Sua Palavra. O resultado será o que veremos no restante do versículo — “e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23). Este também deve ser o nosso desejo!

Bill Prost