Graça perante este homem

“E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os Teus ouvidos à oração do Teu servo… e dá-lhe graça perante este homem [o rei da Pérsia]. Então era eu copeiro do rei.” (Neemias 1:3, 11).

Chegamos agora a Neemias, e ele era um homem bem diferente de Esdras. Neemias retornou à terra de Israel um pouco depois de Esdras, em 455 a.C. Como vemos no primeiro versículo de hoje, ele estava chateado e triste por causa da condição do povo em Israel, e também porque o muro de Jerusalém estava em ruínas. Ele já estava em ruínas há muito tempo, pois a cidade de Jerusalém havia sido destruída por Nabucodonosor em 588 a.C., mais de 130 anos antes da época de Neemias. Neemias estava tão preocupado que, quando chegou à presença do rei, este notou seu rosto triste e o questionou sobre isso.

Neemias estava com medo, pois os reis daquela época tinham uma regra: ninguém deveria se apresentar diante deles com o rosto triste. Eles queriam ver apenas rostos felizes. Além disso, Neemias ocupou um lugar muito importante como copeiro do rei. Isso significava que ele levava vinho ao rei regularmente. Nos tempos modernos, não temos tal pessoa no governo, mas naquela época, ser copeiro era uma posição elevada. Sua função era provar todo o vinho que o rei deveria beber e certificar-se de que ninguém havia colocado veneno nele. O rei precisava confiar plenamente neste homem, pois o envenenamento era uma forma favorita de assassinar um rei naquela época. O rei frequentemente confiava em um homem assim e pedia seu conselho.

Quando o rei perguntou a Neemias por que ele estava triste, Neemias lhe contou sobre a situação em Jerusalém, e o Senhor lhe concedeu favor diante do rei. Como resultado, o rei o enviou de volta a Jerusalém para reconstruir o muro e para ser o governador daquela região.

Esdras era um homem humilde e cuidadoso que esperava no Senhor antes de fazer qualquer coisa e que fielmente ensinava o povo pela lei de Moisés. Neemias era mais um homem de ação — um homem que queria fazer as coisas acontecerem. Se você ler o livro de Neemias, descobrirá que o Senhor o usou para reconstruir os muros de Jerusalém, apesar de muitas dificuldades. Contudo, ao lermos o livro, descobrimos que, às vezes, Neemias pensava um pouco demais de si mesmo e do que estava fazendo. Ele queria o crédito por ser fiel ao Senhor, o que não é bom. No entanto, ele era um homem muito fiel, e o Senhor realmente o usou.

Bill Prost