Gideão (parte 9)

“Assim tocaram as três companhias as buzinas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do Senhor, e de Gideão” (Juízes 7:20).

Leia Juízes 7:15-23. Esta foi uma batalha muito incomum, pois Gideão tinha apenas 300 homens, enquanto os midianitas tinham milhares. Mesmo assim, o Senhor derrotou os midianitas, e no próximo capítulo nos diz que 120.000 deles morreram naquele dia. Mas o que é estranho é que os homens de Gideão não tinham armas. Eles tinham lâmpadas (ou tochas) na mão esquerda e trombetas na mão direita; eles não tinham mão para segurar uma espada. Mesmo assim, os midianitas foram derrotados.

O Senhor fez com que os midianitas lutassem entre si, pois diz que “o Senhor colocou a espada de cada um contra o seu próximo”. Então, quando outros israelitas viram os midianitas fugindo, eles também saíram e ajudaram a persegui-los.

É claro que houve um tempo mais tarde em que Gideão e seus homens usaram suas espadas, mas só depois de a batalha ter sido vencida. O Senhor usou Gideão, mas recebeu elogios por isso, e é assim que deveria ser. O Senhor também trabalha dessa maneira em nossas vidas. Ele pode nos pedir para fazer algo, mas Ele fornece o poder e então Ele recebe a glória.

Bill Prost